Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Lousã conta com 16 restaurantes no 'Festival Sabores de Outono'

Dezasseis restaurantes vão participar no Festival Gastronómico Sabores de Outono, na Lousã, de 21 a 29 deste mês, que visa promover a economia local valorizando as comidas e os produtos endógenos.

Lousã conta com 16 restaurantes no 'Festival Sabores de Outono'
Notícias ao Minuto

23:09 - 17/10/16 por Lusa

Lifestyle Gastronomia

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, realçou hoje que esta 11.ª edição do festival regista a adesão de mais três restaurantes do que em 2015, quando 13 estabelecimentos se envolveram na produção e comercialização de pratos característicos desta época do ano.

A "continuada aposta" da autarquia nesta iniciativa "tem a ver essencialmente com o reconhecermos que a gastronomia é o principal fator" que dinamiza o concelho, no distrito de Coimbra, com a atração de visitantes nacionais.

"Estão reunidas todas as condições para que a Lousã seja nos próximos anos ainda mais atrativa e procurada", sobretudo no contexto do mercado turístico interno, disse o autarca do PS em conferência de imprensa.

Promovido pela Câmara Municipal, com a colaboração de empresas locais, o Festival Gastronómico Sabores de Outono "tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer, à excelência e à dedicação dos restaurantes aderentes", segundo a autarquia.

Inspiradas nas receitas tradicionais, as ementas são concebidas com produtos locais, como a castanha e o mel, entre outros, "mas inovando e adaptando", acrescenta.

A castanha e o mel da região com denominação de origem protegida (mel DOP Serra da Lousã) são também a base de algumas sobremesas, tal como o "Licor Beirão" e a pastelaria local.

Questionado pela agência Lusa, Luís Antunes disse que a autarquia pode vir a reeditar uma coletânea de receitas tradicionais do concelho e da Serra da Lousã, editada nos anos 90 do século passado, com desenhos de Júlio Marques, em que colaborou a professora do ensino básico Palmira Sales, já falecida, também conhecida localmente por Mirita Sales, nome atribuído pela autarquia ao lagar de azeite da Sarnadinha, que integra o Ecomuseu da Serra da Lousã.

O presidente da Câmara admitiu que esse livro de culinária popular venha a ser "atualizado e aumentado" com outros contributos, designadamente um trabalho de alunos das escolas do concelho realizado na década passada.

No encontro com os jornalistas, foi ainda apresentado o sexto Festival Marionetas ao Centro, que vai decorrer na Lousã pelo segundo ano consecutivo, entre os dias 22 e 29, com a participação de companhias nacionais.

Durante uma semana, a vila acolherá um programa com espetáculos, animação de rua e oficinas, promovido pela companhia Marimbondo, com apoio da Câmara Municipal.

O festival foi apresentado pelos representantes da companhia, Detlef Schaff e Eva Cabral, que recorreram a algum humor e criatividade.

Usaram também da palavra José Redondo, Ana Paula Sançana e Carlos Alves, em representação do Licor Beirão, Cooperativa Lousamel e Associação Empresarial Serra da Lousã, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório