Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Saiba por que os cortes com papel doem tanto

Pode parecer inofensivo, mas o papel pode ser bem cortante e trazer dores bem fortes.

Saiba por que os cortes com papel doem tanto
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Se costuma mexer em papéis e se também já manuseou facas, certamente já fez algum corte com ambas e saberá bem como doem tanto os cortes provocados pelo papel.

Apesar de não haver estudos científicos sobre este fenómeno, mas a dermatologista Hayley Goldbach, da Universidade da Califórnia, conta à BBC que o que se sabe da anatomia humana pode explicar muita coisa.

Para começar, as pontas dos dedos têm muito mais recetores de dor do que muitas outras partes do corpo. Cortar-se com papel num braço ou num tornozelo pode doer, mas não se compara à dor que se sente quando se corta na ponta dos dedos.

Acredita-se que o cérebro dedica mais estruturas neuronais para monitorizar de forma mais contínua as ameaças às mãos, já que elas são o principal veículo do corpo para interagir com o mundo. Portanto, a dor extrema que sentimos quando algo nos magoa nos dedos é simplesmente resultado da evolução humana e uma forma de preservação.

Pode parecer, a olho nu, que as margens do papel são retas e suaves, mas um zoom mostra que se assemelham mais a uma serra do que a uma lâmina, por isso é que um corte com papel dói mais do que um pequeno corte com uma faca.

O papel rasga e esfarrapa a pele em vez de a cortar como faria uma lâmina. Além disso, os cortes penetram a primeira camada da pele, que apesar de não ter terminações nervosas, não são assim tão fundos e por isso doem tanto.

Embora um corte mais profundo (como faz uma lâmina) resulte num maior sangramento, este sangue acaba por formar uma camada protetora sob a qual a pele se vai curar. Já num corte com papel esta proteção não existe e, a não ser que coloque um penso rápido ou aplique uma pomada, os nervos continuam expostos aos elementos, doendo cada vez mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório