Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sumo de laranja: Será ou não a melhor forma de começar o dia?

Apesar de ter um grande valor nutricional, os especialistas dizem que é sobrevalorizado.

Sumo de laranja: Será ou não a melhor forma de começar o dia?
Notícias ao Minuto

07:01 - 16/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Há muitas pessoas que acreditam que começar o dia a espremer duas laranjas é a melhor forma de começar o dia e garantir as vitaminas e nutrientes para o dia. Os estudos sublinham que as vitaminas não se ingerem assim num trago, mas que devem vir de uma dieta que se distribui ao longo de todo o dia.

Apesar de ter um grande valor nutricional, os especialistas dizem que é sobrevalorizado. Especialmente, para quebrar o jejum.

Sim, esta fruta tem vitamina C, mas outros alimentos como o pimento vermelho ultrapassam a laranja cobrindo 200% das nossas necessidades diárias de macronutrientes, enquanto 100gr de laranja mal chega a 120%.

A nutricionista Marta Gamez destaca na secção Buena Vida do El País: "Os 250ml que contém um copo de sumo dá-nos 97,5gr da vitamina". No entanto, a especialista adverte que "apesar de conter açúcar este sumo é considerado sem açúcar" - cujo consumo máximo segundo os limites da Organização Mundial de Saúde é de 50gr por dia, estabelecendo um "provável ligação" entre a ingestão de sumos de frutas e a obesidade.

"Não há nenhum componente nutricional no sumo de laranja que não possa ser alcançado através de outros alimentos. Na verdade, há mais frutas ricas em vitamina C do que a laranja. Por exemplo: por 100gr de morangos ou de kiwi obtemos 60mg de vitamina C, o que representa 75% das necessidades diárias”, destaca a especialista.

Aconselha ainda a optar pelo sumo de laranja a meio da manhã ou ao lanche, em vez de logo ao acordar, pois em algumas pessoas podem provocar uma irritação leve que as empurram para a casa de banho.

Marta Gámez destaca ainda que em termos de fibra, o sumo de laranja não é o mais rico: “0,25mg frente aos 25 que se recomendam diariamente”. Mas se em vez de beber o seu sumo, comer as laranjas estará a consumir “26,24% (6,4mg) da quantidade recomendada”, promovendo uma maior saciedade, assegura a especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório