Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Cientistas dão mais um passo em busca da cura para o Alzheimer

Ao terem conseguido reverter a doença em ratos e restaurar a sua memória, investigadores acreditam estar mais perto do que nunca para encontrar uma cura para esta doença devastadora.

Cientistas dão mais um passo em busca da cura para o Alzheimer
Notícias ao Minuto

09:03 - 15/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Depois de passar dez anos a analisar a doença, um grupo de investigadores da Universidade de Minnesota descobriu uma enzima que parece atacar uma proteína específica dos neurónios em caso de Alzheimer e com isso conseguiu reverter a doença e recuperar a memória em ratos de laboratório.

De acordo com os investigadores, uma enzima chamada ‘Caspase-2’ ataca os neurónios, ao afetar especificamente uma proteína chamada ‘tau’. Ao focar-se neste processo, a equipa de investigadores liderada pela Dra. Karen Ashe conseguiu restaurar os défices de memória e reverter quase totalmente a doença em ratos.

Como reporta o Daily Mail, a Dra. Karen Ashe já conduziu inúmeros estudos neste campo, da demência, mas acredita que este estudo traz as descobertas mais concretas até à data, que podem levar a criação de medicamentos para humanos.

Os investigadores estão já a planear fazer mais estudos para descobrir os mecanismos que fazem com que a proteína ‘tau’ processada de forma anormal consegui produzir défices de memória.

O estudo foi fundado pelo National Institutes of Health's National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) e publicado na revista científica Nature Medicine.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório