Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Eis porque acorda com muita fome depois de uma 'noite de copos'

Foi sair com os seus amigos ou colegas para beber uns copos à noite ou ao final do dia e agora acordou cheio de fome? É normal, saiba porquê.

Eis porque acorda com muita fome depois de uma 'noite de copos'
Notícias ao Minuto

08:01 - 15/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

As dores de cabeça, náuseas e a sensação de se estar doente são as respostas mais comuns do corpo ao excesso de álcool. Mas, por vezes, pode apenas acordar com mesmo muita fome. E não, não é uma coincidência.

Nitin Kumar, gastroenterologista e especialista em gestão do peso, explica à revista Prevention que “o metabolismo do álcool pode alterar o equilíbrio do açúcar no sangue, esgotando o seu armazenamento de glicogénio, ou hidratos de carbono”.

Sendo o glicogénio a fonte de energia preferida do nosso corpo, depois de usar grande parte das suas reservas de glicogénio disponíveis para metabolizar o álcool, o corpo pede mais glicogénio dando-lhe muita fome.

E como o glicogénio provém dos hidratos de carbono, pode sentir-se com especial vontade de comer pão, coisas doces e comida bem salgada também – pois o álcool tem efeitos desidratantes e a desidratação pode provocar desejo de comer coisas salgadas.

E nem sequer é preciso ficar alcoolizado para ter este sintoma na manhã seguinte, um estudo publicado na revista Alcohol & Alcoholism descobriu que bastam três bebidas – ou três copos da mesma bebida – para baixar os níveis da hormona da saciedade leptina em cerca de 30%.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório