Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Alimentos da dieta vegetariana que são ricos em ómega 3

Quando os ácidos gordos ómega 3 são tema de conversa, é comum apenas mencionar o peixe e alguns tipos de carne, mas existem alimentos de origem vegetal igualmente potentes desta gordura.

Alimentos da dieta vegetariana que são ricos em ómega 3
Notícias ao Minuto

12:20 - 13/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Os ácidos gordos ómega 3 são um tipo de gordura saudável que deve fazer parte da alimentação diária. Capazes de proteger contra doenças cardíacas, inflamações e ainda contra o declínio cognitivo, os ácidos gordos ómega 3 assumem-se como um elemento essencial, uma vez que o organismo não é capaz de o produzir independentemente (falamos do ácido alfa-linolénico, ALA).

A alimentação e a suplementação são as melhores formas de fornecer esta gordura ao organismo e se pensa que apenas a encontra no peixe gordo e em alguns tipos de carne, engana-se. Existem alimentos de origem vegetal tão ou mais poderosos e que fazem as vezes de todo e qualquer produto de origem animal.

As sementes de linhaça são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3, ajudando o organismo a repor os níveis de gordura e, com isso, a alcançar a plenitude no funcionamento dos órgãos. Também as nozes são ricas em ácido alfa-linolénico, um tipo de ácido gordo ómega 3 que tem que ser dado ao corpo, lê-se na revista Shape. Sementes de chia, cânhamo, couves-de-Bruxelas e couve-flor são também boas fontes, como acrescenta uma publicação do Huffington Post.

Para quem não consome produtos de origem animal, o tofu assume-se como uma das fontes de proteína prediletas e das que melhor fornece este tipo de gordura essencial. Também o azeite virgem extra é uma opção a ter em conta.

A espirulina é um superalimento que deve constar também na alimentação, assim como o abacate, o arroz castanho e os feijões.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório