Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Já se sentiu tonto ao levantar-se? Saiba quais os riscos para a saúde

É comum e parece inofensivo, mas sentir o 'mundo à roda' no instante em que se põe de pé pode ter sérias implicações no futuro.

Já se sentiu tonto ao levantar-se? Saiba quais os riscos para a saúde
Notícias ao Minuto

19:12 - 12/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Alguma vez experimentou aquela sensação de tontura quando se levanta muito depressa? Saiba que esse sintoma momentâneo pode, afinal, ter implicações sérias à medida que se vai envelhecendo.

Escreve o Daily Mail que investigadores chegaram à conclusão de que pessoas que sofrem destes sintomas, têm maior risco de vir a desenvolver demência.

De acordo com um estudo, as pessoas que se sentem tontas ao levantar-se rapidamente – que resulta da baixa pressão arterial, uma condição conhecida como hipotensão ortostática – têm mais 15% de hipóteses de ver a sua saúde debilitada no futuro.

E porquê? Porque a pressão arterial baixa tem outras implicações, como reduzir a pressão sanguínea no cérebro. Por sua vez, uma diminuição do fluxo pode contribuir para a disfunção cerebral em pessoas mais velhas, acreditam os especialistas.

O estudo, feito por investigadores do Centro Médico Erasmus, na Holanda, analisou 6.200 pessoas sem demência, durante um período de 24 anos. Ao fim desse tempo, foi possível concluir que uma em cada cinco pessoas sofria de hipotensão ortostática e que, globalmente, essa condição foi responsável pelo aumento de 15% de todos os tipos de demência. Uma vez que, cerca de um em cada cinco dos participantes desenvolveram uma forma de demência passados cerca de 15 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório