Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O que os soluços podem dizer sobre a sua saúde

Os soluços não são só irritantes, podem ser um sinal de alerta de que algo não está bem com a sua saúde.

O que os soluços podem dizer sobre a sua saúde
Notícias ao Minuto

10:44 - 11/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Os soluços acontecem quando o diafragma – a camada de músculo à volta dos pulmões que é responsável pela respiração – e os órgão respiratórios se contraem involuntariamente num espasmo.

Geralmente os soluços duram um breve período de tempo e acabam por passar, sem motivo para preocupação. Mas Timothy Pfanner conta ao Reader’s Digest que se as crises de soluços se tornarem recorrentes e mais longas do que o normal, podem indicar problemas de saúde como:

Refluxo gastroesofágico. Além dos soluços que parecem não passar, azia, náuseas, regurgitação ou sabor ácido na boca podem também ser sintomas deste problema.

Stress excessivo. Os soluços podem ser um sinal de que precisa de tirar algum tempo para si e descansar. De acordo com a Mayo Clinic o stress emocional é uma das muitas causas dos soluços.

Cancro. Apesar de ser muito raro, os soluços podem indicar a presença de alguns tipos de cancro, incluindo nódulos no cérebro, estômago, ou no sistema linfático. Em comparação com os soluços persistentes, que duram de cerca de 48 horas a menos de 30 dias, Pfanner observa que os soluços incuráveis – que duram mais de 30 dias - têm sido associados aos cancros acima mencionados em alguns pacientes.

Pneumonia. Alguns especialistas destacam que os soluços de longa duração podem ser uma indicação de pneumonia. É provável que tenha outros sintomas de pneumonia como dor no peito, calafrios, febre, falta de ar.

Doença inflamatória do sistema nervoso central. Um dos sintomas da neuromielite ótica – muitas vezes confundida com a esclerose múltipla – são os soluços persistentes. Episódios de vómitos, perda de visão e náuseas também são sintomas desta doença que afeta o cérebro, o tronco encefálico, os nervos óticos e a espinal medula.

AVC. Os soluços podem ser uma indicação precoce de AVC, tal como náuseas, confusão e fraqueza generalizada – sintomas mais comuns nas mulheres.

Ataque cardíaco. Em casos muito raros os soluços que não passam ao fim de alguns dias podem indicar que está a ter um ataque cardíaco. Mas os principais sintomas são suores, fraqueza e/ou dor no peito.

Função renal a piorar. Se tem uma doença renal crónica e começa a ter soluços com frequência, isso pode indicar que a sua função renal se está a deteriorar ainda mais. Outros sintomas como ores nos ossos, mau hálito anormal e espasmos musculares são outros sintomas de que a função renal está a piorar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório