Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Tudo o que precisa de saber sobre alimentação e corrida

Quantas vezes ficou na dúvida sobre o que comer antes de uma corrida?

Tudo o que precisa de saber sobre alimentação e corrida
Notícias ao Minuto

17:12 - 10/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A alimentação pré e pós treino é um dos temas que mais dúvidas suscita às pessoas e até mesmo aos atletas. Entre mil e uma teorias e ideias opinadas, surge a confusão e a incerteza quanto às melhores escolhas alimentares.

Embora a escolha dos alimentos dependa das necessidades e dos objetivos de cada um, existem dicas que podem e dever ser levadas em conta por todas as pessoas que já se renderam à moda do running – seja de forma mais ou menos intensa.

À revista Health, o nutricionista desportivo Vishal Patel diz que não é necessariamente obrigatório comer quando se vai percorrer uma distância inferior a cinco quilómetros, uma vez que o esforço físico não é intenso ao ponto de precisar de um reforço por antecedência.

Contudo, quando a corrida implica uma distância maior do que cinco quilómetros e já a um ritmo mais acelerado, o mais indicado é comer cerca de 50 a 60 gramas de hidratos de carbono complexos, uma vez que são os que melhor conseguem equilibrar os níveis de glicose no sangue. De acordo com o especialista, deve-se comer entre 1h30 a 2h00 antes da corrida, de modo a que a digestão seja maioritariamente feita.

E durante a corrida? Tudo depende da distância. Diz o especialista que ingerir água é o suficiente quando se trata de um percurso inferior a uma hora. Já quando a corrida implica um gasto de tempo maior do que 60 minutos, o recomendado é optar por uma bebida energética, preferencialmente uma que contenha sódio e potássio.

Para corridas de mais de 90 minutos, há que apostar nos hidratos de carbono (mais ou menos 20 gramas a cada 30 minutos de corrida), nas bebidas energéticas e no consumo de água. Tudo com peso e medida para evitar que o estômago fique demasiado cheio.

Depois da corrida, além do descanso (fundamental) é importante optar por alimentos saudáveis, nutritivos e saciantes. Fazer uma refeição equilibrada é essencial, embora o corredor deva dar uma especial atenção aos hidratos de carbono, uma vez que serão eles a repor os níveis de glicose no sangue.

Os smoothies de frutas e vegetais com proteína em pó são sempre uma opção a ter em conta, especialmente quando a corrida é feita fora da hora das refeições principais.

Contudo, é importante voltar a salientar que as quantidades variam de pessoa para pessoa e que o melhor é mesmo optar pelo aconselhamento de um nutricionista, pois só assim se conseguirá assegurar todas as necessidades do organismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório