Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Prova Mediterrânica' promove vinhos e azeites do Alentejo em Lisboa

Mais de 400 vinhos e azeites de 20 produtores do Alentejo vão estar em prova, na próxima semana, em Lisboa, numa iniciativa de promoção inserida no conceito da dieta mediterrânica, anunciaram hoje os promotores.

'Prova Mediterrânica' promove vinhos e azeites do Alentejo em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:42 - 07/10/16 por Lusa

Lifestyle Eventos

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a prova de vinhos e azeites do Alentejo vai decorrer nos dias 14 e 15 deste mês, no Centro Cultural de Belém, com a presença de produtores e especialistas de ambos os setores.

A iniciativa pretende constituir-se como "um veículo de divulgação e promoção" dos vinhos e azeites do Alentejo, dentro do conceito da 'Dieta Mediterrânica como Arte de Viver'.

Além de mais 400 vinhos alentejanos, de cerca de 85 produtores, a "Grande Prova Mediterrânica" conta também com a participação de várias marcas de azeite de duas dezenas de produtores da região.

Promovida pela CVRA e pela Casa do Azeite, a iniciativa inclui provas de vinhos comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho, provas de azeites, seminários e dois workshops de harmonizações gastronómicas.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui cerca de 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Brasil, Estados Unidos, China, Angola e Suíça alguns dos principais mercados.

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

No setor do azeite, o Alentejo também tem um peso "determinante" na produção nacional e foi a região responsável por 76% das 100 mil toneladas produzidas em Portugal na campanha olivícola de 2015/2016.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório