Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dicas para aproveitar melhor os alimentos e evitar desperdícios

Sabia que em média deitamos fora cerca de 20% de tudo o que compramos e consumimos?

Dicas para aproveitar melhor os alimentos e evitar desperdícios
Notícias ao Minuto

20:03 - 04/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

Desde a colheita até ao cliente final – passando pelo transporte e pela redistribuição – é desperdiçada cerca de 60% da produção alimentar. E em casa, deitamos fora cerca de 20% do que compramos e consumimos, fazendo com que cada pessoa produza cerca de um quilo de lixo por dia.

Estes dados são partilhados pela chef de cozinha Paloma Zaragoza, que faz voluntariado na ONG brasileira Banco de Alimentos.

Com a revista Saúde é Vital, Paloma partilhou dez dicas para aproveitar melhor os alimentos e evitar o desperdício:

1. Quando for ao supermercado leve uma lista de compras realista, com os ingredientes que vai realmente usar nas refeições que já planeou – mas não precisa de planear mais de três diferentes por semana.

2. Prepare a sua lista de compras já a pensar na nova vida que vai dar às três refeições que já planeou. Por exemplo, se vai preparar lasanha imagine logo que a carne que sobrar vai dar para fazer massa à bolonhesa no dia seguinte.

3. No que toca aos frescos, compre apenas o que é necessário. Mesmo que o tomate ou as maçãs estejam lindos e a bom preço, provavelmente não vai conseguir comer dois quilos numa semana.

4. Se vai ao mercado ou à feira comprar os seus produtos frescos, leve um amigo, assim conseguirão aproveitar as promoções – como levar dois quilos quase pelo preço de um - e dividir os produtos para poupar e evitar o desperdício.

5. Já não é preciso armazenar comida como antigamente. Opte por comprar a comida em pequenas quantidades para evitar desperdícios.

6. Organize bem o seu congelador e o seu frigorífico. As coisas abertas ou que têm uma validade mais curta devem ficar sempre à frente e atrás podem ficar os alimentos selados e com mais validade.

7. Ao chegar das compras, arrume as frutas e as verduras nas gavetas e sem saco de plástico e congele os alimentos que não vai usar nos próximos dois dias.

8. Para evitar cozinhar comida a mais use medidores ou pese a comida.

9. Se preparar comida a mais, congele o que sobrou ou pense em formas de lhe dar uma nova vida com outra receita que use os mesmos alimentos.

10. Olhe para o alimento como um todo e aproveite o valor nutricional de todas as suas partes – por exemplo comer a abóbora e as respetivas sementes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório