Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Dicas de uma dietista para um plano alimentar mais saudável

Começar uma alimentação saudável é fácil e tem aqui todos os conselhos que precisa.

Dicas de uma dietista para um plano alimentar mais saudável
Notícias ao Minuto

11:37 - 03/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Segredos

Mudar de hábitos é algo que, segundo a ciência, pode demorar até 21 dias a acontecer. É um processo gradual e que depende muito da vontade e do esforço de cada um, mas não é, de todo, impossível… mesmo no que toca à alimentação.

À revista Fitness, a dietista Elizabeth Shaw listou todos os truques essenciais para se conseguir seguir um plano alimentar saudável sem grandes esforços e dramas. O primeiro passo, revela, é passar a usar as sobras das refeições anteriores.

Além de evitar o desperdício, ajuda a dar continuidade à alimentação saudável, uma vez que ajuda a resistir à tentação de ir ao café comprar ‘qualquer coisa’ para comer. Preparar a marmita do almoço logo a seguir ao jantar ajuda ainda a economizar tempo na manhã seguinte. E por falar em poupar tempo, qual é a melhor forma de evitar idas consecutivas ao supermercado? Apostando naquilo que se tem em casa, ou seja, usar todos os ingredientes disponíveis até acabarem (e fazer disto um hábito).

Misturar e refogar é a melhor forma de usar os restos e de dar uma nova vida aos alimentos que estão há mais tempo no frigorífico ou na despensa. Além disso, é uma forma rápida de cozinhar e das mais versáteis e facilmente acompanháveis. E como a falta de tempo é o principal motivo para muitas pessoas fugirem a sete pés da cozinha, nada melhor do que usar leguminosas e outros alimentos enlatados, como o atum, por exemplo.

Além do almoço, deve-se incluir ainda uma série de snacks e pequenas refeições na marmita, de forma a que exista sempre algo saudável por perto e pronto a ser petiscado. Dar preferência à fibra, através da fruta ou de cereais integrais, é um outro aspeto a ter em conta, especialmente quando o objetivo é perder peso e ganhar energia.

Quando a vontade de seguir uma alimentação mais saudável anda de mão dada com a necessidade de perder peso, estes são os truques a ter em conta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório