Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Sete factos curiosos sobre o vómito

Nem todas as indisposições se devem a problemas de estômago. Compreenda tudo o que pode estar na origem do vómito.

Sete factos curiosos sobre o vómito
Notícias ao Minuto

12:54 - 03/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

Sejamos honestos: Todos nós já vomitamos. Em crianças ou em adultos, por culpa de algo que comemos, por uma constipação ou por uma noite de excessos alcoólicos. O vómito é uma das consequências fisiológicas mais comuns e das que mais está à mercê de um vasto leque de fatores.

Embora seja frequentemente associado a ‘males de barriga’, o vómito nem sempre é o resultado de um vírus estomacal. No caso das crianças, explica o site da revista Prevention, o vómito pode ser causado por uma dor de cabeça ou por uma infeção na garganta. Já no caso de um bebé, pode ser um sinal de refluxo ácido, algo também comum a adultos e que merece uma especial atenção quando é recorrente.

A cor do vómito é um outro aspeto a ter em conta, uma vez que a intensidade da cor (em tons de vermelho, roxo ou preto) pode indicar a presença de sangue e um possível problema de saúde, que deve ser avaliado por um médio o quanto antes. Já o cheiro não é um motivo de preocupação, mas é possível que muitas pessoas sintam um odor idêntico ao do queijo parmesão.

Como foi noticiado na semana passada, os vómitos durante a gravidez podem ser uma boa notícia, uma vez que estas náuseas durante os primeiros meses de gestação foram associadas a um menor risco de aborto.

Segundo a Prevention, já existe uma máquina que analisa o vómito e que foca as suas atenções no norovirus, o verdadeiro responsável pelo vómito e pela diarreia. A criação é da North Carolina State University, nos Estados Unidos, e tem como objetivo analisar a forma como o vírus atua no organismo e como chega até ele.

Embora soe a estranho, algumas pessoas podem desenvolver uma fobia ao vómito, temendo o ato de bolçar e evitando ao máximo o contacto com zonas sujas e que possam provocar a vontade de vomitar. Esta condição tem o nome de emetofobia e pode resultar num ataque de pânico quando se está perante alguém enjoado ou a vomitar.

Por fim, mas não menos curioso, está o facto de o vómito poder ser fatal. Explica a Prevention que casos severos de vómito provocam desidratação e desnutrição ao ponto de poder levar à morte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório