Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Da respiração ao yoga, eis as melhores formas de desinchar

Sentir a barriga inchada é uma situação que inquieta não apenas pela questão estética, mas pelo desconforto que causa. Veja como aliviar.

Da respiração ao yoga, eis as melhores formas de desinchar
Notícias ao Minuto

16:48 - 30/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O inchaço abdominal é uma das condições mais constantes no dia-a-dia. Um ou outro alimento menos bem digerido, um excesso alimentar, a toma de um ou mais medicamentos, a falta de ingestão de água, a ausência de fibra ao longo do dia… são muitos os aspetos que podem contribuir para uma barriga inchada, mas poucos os que se mostram realmente eficazes no combate a este ‘mal’.

Alguns alimentos são aliados na luta contra o inchaço, especialmente se forem consumido à noite, e existem pequenos truques alimentares e não só que podem ser também benéficos para esta situação. Mas, e se o segredo estiver na respiração?

Essa é a ideia defendida pelo site Mind Body Green, que coloca a respiração entre as cinco formas naturais mais certeiras para acabar com o inchaço. Diz a publicação que respirar pausadamente durante as refeições limita a produção de sucos digestivos responsáveis pelo inchaço, embora saliente que é importante manter um ato respiratório adequado ao longo do dia – uma vez que ajuda ainda a reduzir o stress, um outro fator que pode influenciar o inchaço.

O consumo regular de probióticos é também um aspeto a ter em conta. Tal como já lhe revelámos, os probióticos ajudam a criar um melhor habitat bacteriano nos instestinos, contudo, nem todas as pessoas respondem da mesma forma aos alimentos fermentados, sendo, por isso, importante testar e perceber qual o impacto que cada probiótico tem no organismo.

E o yoga? Esse é também um dos truques apresentados pelo site, que defende que esta disciplina ajuda a reduzir inchaço pois acalma, alivia o stress e atia o sistema nervoso parassimpático chamado de ‘descansar e digerir’.

Quando o inchaço acontece ao longo do dia, as infusões e chás são a melhor opção, especialmente aqueles que são feitos com gengibre ou menta, dois ingredientes que melhoram a digestão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório