Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mulheres que fazem contraceção hormonal com maior risco de depressão

Estudo sugere que as mulheres que fazem contraceção hormonal podem ter até 70% mais probabilidade de tomar antidepressivos.

Mulheres que fazem contraceção hormonal com maior risco de depressão
Notícias ao Minuto

07:02 - 29/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um grupo de investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, concluiu que fazer contraceção hormonal e tomar antidepressivos podem estar de algum forma ligados.

De acordo com o estudo liderado pelo Dr, Ojvind Lidegaard, as mulheres que usam adesivos que libertam uma versão sintética da hormona progesterona eram as que tinham maior probabilidade de também estarem a tomar antidepressivos (70%).

As mulheres que usavam o anel e o DIU tinham um risco de 60% e 40% respetivamente. Já as que tomavam o tipo mais popular da pílula tinham 23% mais probabilidade de lhes ser receitado um antidepressivo do que as mulheres que não fazem contraceção hormonal.

E as adolescentes que tomavam a pílula pareciam ter um risco maior do que as mulheres mais velhas, segundo o que os investigadores analisaram.

Como reporta o Daily Mail, os cientistas suspeitam que estas conclusões tenham que ver com a progesterona, que já se demonstrou que tem um impacto negativo no humor durante o ciclo menstrual. Mas admitem que é preciso fazer mais estudos para se perceber se a depressão é ou não um potencial efeito adverso dos contracetivos hormonais.

Para este estudo os investigadores analisaram dados dos registos nacionais na Dinamarca que incluíram mais de um milhão de mulheres adolescentes e adultas, entre os 15 e os 34 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório