Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sabe porque é que a sua dieta o deixa tão cansado?

Não, a culpa não é daquilo que come, é do que faz durante o dia.

Sabe porque é que a sua dieta o deixa tão cansado?
Notícias ao Minuto

13:23 - 01/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

O sinal mais claro de uma má alimentação é o cansaço. Quando o corpo não tem mais energia e não reage a impulsos, devem começar a soar os primeiros sinais de alerta, pois o cansaço é apenas a primeira de muitas consequências de uma dieta de extremos, seja por excesso ou defeito.

O cansaço provocado pela má alimentação não se deve apenas àquilo que as pessoas comem, é também muito influenciado por hábitos diários e pequenas atitudes que à primeira vista parecem inofensivos. É o caso de passar tantas horas sem comer até se sentir esfomeado. Nestes casos, o organismo está em trabalho máximo e forçado para conseguir manter todas as funções vitais intactas.

Precisar de muito café para ter energia é também um sinal de que a dieta está a provocar cansaço, especialmente quando não são ingeridos alimentos que fornecem tanta ou mais energia do que a cafeína.

Um outro hábito pouco ou nada saudável de alimentação que faz aumentar consideravelmente o cansaço é o não comer o pequeno-almoço. Como indica um estudo citado pelo site Bustle, as pessoas que tomam o pequeno-almoço e que apostam nos hidratos de carbono apresentam melhores níveis de alerta do que aquelas que abdicam da primeira refeição do dia.

Ter por hábito fazer muitas refeições em restaurantes e de desejar muitos doces (e comê-los) são outros indicadores de que a alimentação é a principal causa do cansaço que a pessoa sente dia após dia. Aqui, a culpa está nas grandes quantidades de sal e açúcar presentes nestes alimentos em detrimento de vitaminas e minerais, o que faz com que sejam escolhas nutricionalmente pobres e, por isso, incapazes de dar ao corpo o que ele realmente precisa.

Não comer fruta, não apostar na variedade de vegetais e cortar totalmente no consumo de hidratos de carbono são outros três erros que provocam cansaço. Os dois primeiros são facilmente justificados pela carência de vitaminas e minerais, e o terceiro pelo facto dos hidratos de carbono (em particular os complexos) serem uma fonte de energia por excelência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório