Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Tudo o que nos está a deixar menos inteligentes

Se alguns hábitos diários proporcionam melhorias a nível cognitivos, outros podem ser verdadeiramente penosos para a inteligência.

Tudo o que nos está a deixar menos inteligentes
Notícias ao Minuto

07:36 - 01/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Os dias de hoje são altamente stressantes, corridos e repletos de mil e uma tarefas. O resultado desta combinação? Mãos na cabeça… e esquecimentos constantes. A azáfama do dia-a-dia é uma das principais inimigas da boa saúde mental e da própria inteligência.

Diz o Buena Vida do El País que existem aspetos do quotidiano que nos podem deixar mais burros (com todo o sentido figurado da palavra). Prova disso é o gasto cognitivo e mentalmente energético que o termo multitarefa porta. Como explica o neurologista Earl Miller, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla inglesa), as pessoas que tendem a realizar muitas tarefas ao mesmo tempo acabam por perder capacidades de pensamento e de criatividades pois o cérebro entra em modo de ‘esforço máximo’, acabando por ficar menos capaz, menos imaginativo e focado.

Mas não é apenas a vontade de fazer muita coisa ao mesmo tempo que os tira inteligência. A negatividade e a falta de lucidez das outras pessoas é também um mote para aumentar a nossa burrice e, ao que parece, é ‘contagiosa’. Já o escritor norte-americano disse outrora: ‘a estupidez é apenas o cultivo deliberado da ignorância’, como cita o site espanhol.

Seja pelos elevados níveis de poluição atmosférica ou sonora, ou pelo simples facto do caos estar sempre instalado, viver em cidades pode também reduzir a inteligência das pessoas, uma vez que aumenta as oscilações de humor e os níveis de ansiedade, duas situações que afetam a área do cérebro responsável pelas faculdades cognitivas.

A falta de vitamina D e o ‘ambiente viciado’ dos locais fechados e sem janelas é também um aspeto a ter em conta na hora de avaliar a própria inteligência, uma vez que este tipo de espaço está associado a uma acumulação de dióxido de carbono, que faz com que a velocidade da tomada de decisões seja menor e estas menos coerentes.

Se estes aspetos são conhecidos por nos deixar mais 'burros', fique a saber que existem alguns defeitos que podem, na verdade, ser um sinal de inteligência. E sim, dizer palavrões é um deles.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório