Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Os erros mais cometidos quando se cuida dos ouvidos

Limpar as orelhas e os ouvidos é uma prática recorrente e um dos cuidados de higiene mais importantes, contudo, é também aquele em que mais erros se comete.

Os erros mais cometidos quando se cuida dos ouvidos
Notícias ao Minuto

23:25 - 01/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Médicos

Limpar as orelhas com ou sem cotonetes? Limpar com toalha ou com papel higiénico? São muitas as dúvidas na hora de limpar as orelhas e ouvidos e, por isso, muitos os erros cometidos.

Ao site da revista Prevention, o otorrino Brett Comer, da Universidade de Kentucky, revela quais são os erros mais comuns na hora de limpar as orelhas e porque devem ser evitados ao máximo, sob a pena de prejudicar não só a saúde auditiva, como toda a zona envolvente do ouvido.

Retirar totalmente a cera é um dos erros mais frequentes e que o médico descreve como um dos mais grave, pois “se a cera existe é por um motivo” e, segundo ele, esse motivo está no facto de ter “propriedades anti-bacterianas que protegem o ouvido de infeções”. E por falar em infeções, qual é a melhor forma de limpar esta parte do corpo sem que se prejudique a saúde?

A tolha é a melhor opção, sendo que o importante aqui é jamais usar o dedo, seja para limpar ou para coçar o ouvido, uma vez que a quantidade de germes e bactérias que se podem espalhar é imensa.

Mas não é apenas na hora de limpar e higienizar os ouvidos que se deve prestar especial atenção ao que se está a fazer. Diz o especialista que ouvir música com fones a um volume exagerado (assim como partilhá-los) pode ser altamente prejudicial, tal como prender vários objetos nas orelhas, como os clipes.

De acordo com o médico, nas orelhas apenas devem estar os brincos (devidamente esterilizados) e nada mais, pois tudo o que é extra possui bactérias e micróbios que facilmente podem ir para o interior da orelha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório