Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Esta é a melhor vitamina para uma mente sã. Saiba onde encontrá-la

A alimentação é uma das principais aliadas da saúde mental e é nos alimentos-chave que se encontram as vitaminas mais importantes.

Notícias ao Minuto

23:40 - 27/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Uma mente sã pede uma alimentação cuidada e equilibrada e existem alimentos que fazem isso na perfeição devido às suas propriedades e ao alto poder nutricional. Mas há uma vitamina que se destaca.

Como tem vindo já a ser defendido por vários estudos científicos, como este, a vitamina B12 é uma das mais importantes para a saúde mental, uma vez que é aquela que mais eficazmente combate os marcadores de depressão e declínio cognitivo.

A vitamina B12 – ou cobalamina - é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que se dissolve na água e que, por isso, é facilmente absorvida pelo intestino e transportada para a corrente sanguínea. A dose diária recomendada é de 2,4 microgramas para adultos, 1,2 microgramas para crianças até aos oito anos e 2,8 microgramas para grávidas.

Como já lhe revelámos anteriormente, a vitamina B12 é também conhecida como a vitamina da energia e o cansaço, confusão e fraqueza são os primeiros sintomas associados à falta deste micronutriente. Além disso, a falta de vitamina B12 é, muitas vezes, confundida com demência, uma vez que provoca o declínio cognitivo, a confusão e a desorientação.

Clique nas imagens acima e veja onde encontrar a vitamina B12, que deve ser consumida de uma forma mais reforçada por parte dos vegetarianos/vegan e pessoas com mais de 50 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório