Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quando a música pode ser prejudicial para a saúde

Além de ser uma das artes mais apreciadas e aclamadas em todo o mundo, a música é tida como uma companhia e também como uma terapia. Mas a forma como se ouve pode fazer mal.

Quando a música pode ser prejudicial para a saúde
Notícias ao Minuto

17:00 - 01/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Não há como negar. A música é realmente uma das melhores aliadas do bem-estar e da saúde física e mental. Além de ser uma forma de descontração, é também uma companhia e uma terapia para muitas pessoas… mas nem tudo são boas notícias.

A forma como se escuta a música pode ser bastante penosa para a saúde, especialmente para a dos ouvidos, que ficam à mercê de altos volumes e vibrações quando se usam fones. Esta situação torna-se ainda mais grave quando o uso de fones é diário e por várias horas por dia.

O alerta é dado por Alexandra Marinho, audiologista da GAES – Centros Auditivos , que, numa nota enviada às redações, revela que são cada vez mais comuns os “casos de pacientes mais jovens, cuja saúde auditiva está a piorar por se exporem a ruídos elevado”.

Embora muitos dos dispositivos de música possam até ultrapassar os 100 decibéis, os 85 decibéis até oito horas é o nível máximo suportável e que não coloca a saúde dos ouvidos em risco. Para a especialista, “é recomendável que não esteja sujeito a esse ruído por mais de uma hora por dia e nunca acima dos 60% de volume do aparelho”.

Mas os fones não são apenas perigosos para a saúde auditiva por culpa do volume da música. Como lhe contámos aqui, a partilha deste equipamento pode ser muito perigosa para a saúde a vários níveis.

Se quer tratar da saúde dos seus ouvidos, siga estes conselhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório