Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Usa esponja de banho? Eis porque a deve deitar fora

Se usou a sua esponja esta manhã, é muito provável que a queira deitar ao lixo depois de ler este artigo.

Usa esponja de banho? Eis porque a deve deitar fora
Notícias ao Minuto

08:46 - 26/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Higiene

Com diversas cores e texturas, as esponjas de banho estão nas casas de banho de inúmeras famílias. Provavelmente até tem uma e usou-a esta manhã.

Mas, apesar de ajudar a esfoliar a pele, estas esponjas de banho não são assim tão benéficas. Aliás, segundo o New York Post, cerca de 98% dos dermatologistas desaconselham a utilização destes utensílios aparentemente inofensivos.

J. Matthew Knight, do Knight Dermatology Institute, explicou ao mesmo meio que ao usar estas esponjas para lavar e esfoliar a pele, as células mortas libertadas vão ficar presas nas copiosas camadas de material da esponja e, pior, ao deixar a esponja no “ambiente quente, húmido e sujo do chuveiro, as bactérias, os fungos e os bolores iram crescer num sopro”.

Em poucas horas estas bactérias e fungos multiplicam-se na sua esponja e pode ser particularmente perigoso usá-la depois de se barbear ou depilar, pois estes germes podem entrar nos poros ou feridas abertos e provocar infeções e problemas de pele.

Portanto, esfregar o seu corpo com uma esponja é quase como esfregá-lo com uma bola de germes.

Mas se ainda não está preparado para abdicar da sua esponja de banho, os especialistas aconselham a enxaguar muito bem a esponja depois de cada utilização e a secá-la longe da humidade da casa de banho.

E, claro, como já lhe revelamos aqui, deve substituí-la a cada três meses a quatro meses – ou mais cedo se começar a cheirar mal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório