Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sete conselhos para quem sofre de eczema

Especialista partilha o que deve fazer e evitar.

Sete conselhos para quem sofre de eczema
Notícias ao Minuto

07:28 - 24/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Pelé

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o eczema - também designado dermite ou dermatite - é “uma reação inflamatória da pele” que provoca “lesões que são em geral muito pruriginosas (provocam comichão)”.

As manchas na pele que provoca tornam-se secas, inflamadas e provocam comichão, o que leva ao risco de coçar demais e provocar feridas.

Além de poder ser genético, a origem do eczema também varia de pessoa para pessoa, podendo ter uma origem interior ou exterior. Pode ocorrer em várias partes do corpo, mas é mais comum nas mãos, nos joelhos e nos cotovelos.

A especialista Dr. Johanna Ward partilhou com Express britânico alguns conselhos para quem tem de lidar com o eczema:

Apesar de ser tentador, resista à vontade de coçar. Ao evitar ao máximo coçar estas áreas da pele poderá minimizar os danos e/ou a infeção. Manter as unhas curtas e limpas também pode minimizar os danos mesmo se coçar a pele enquanto dorme.

Hidrate muito bem, e com frequência a pele. Pois, quanto mais seca estiver a pele mais vontade terá de coçar e pior ficará a inflamação e o estado da pele.

Evite lavar demais. O contacto com a água acaba por deixar a pele mais seca. Se sofre de eczema e tem de mexer em água com frequência, opte por usar sempre luvas para minimizar o contacto com a água.

Evite o calor. Mesmo quando está mais frio, evite aproximar-se do aquecedor ou da lareira, pois o calor agrava o problema de pele.

Escolha bem as suas roupas. Evite usar roupa de tecidos que irritem a pele, como lá e nylon.

Evite os alimentos ‘inimigos’ do eczema. Alimentos como ovos e leite pode desencadear os sintomas do eczema. No entanto a especialista diz que deve falar primeiro com o seu médico para perceber se tem alguma alergia alimentar antes de fazer mudanças na dieta.

Procure o apoio de pessoas que sofrem do mesmo problema. Muitas pessoas acabam por sofrer de stress emocional por causa do seu problema de pele, procure o apoio e apoiar outras pessoas que também sofrem de eczema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório