Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Dez truques que facilitam (e muito) a dieta

Quem está realmente disposto a mudar consegue feitos incríveis fazendo apenas algumas mudanças, diz especialista.

Dez truques que facilitam (e muito) a dieta
Notícias ao Minuto

09:17 - 25/09/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dieta

Mudar hábitos, adequar receitas e procurar novos ingredientes são algumas das ações tomadas por quem quer transformar a alimentação e encontrar uma vida mais saudável e em forma.

Rodrigo Polesso, especialista em Nutrição Otimiza para Saúde e Bem Estar pela Universidade Estadual de San Diego e criador do 'Código Emagrecer De Vez', informa que emagrecer com saúde é possível.

"Quem está realmente disposto a mudar consegue feitos incríveis apenas com as mudanças na alimentação, mas existem alguns truques importantes que podem facilitar o processo”, destaca.

1– Foque-se no objetivo final. Polesso diz que o ideal é estar focado na tendência dos resultados e não nos resultados pontuais de cada dia ou semana. Isto vai protegê-lo da frustração. "Lembre-se que está no jogo para ganhar, e não se ganha esse jogo em apenas uma semana”, incentiva.

2- Não leve a balança tão a sério. A balança, que mede o peso bruto, tornou-se num medidor único do emagrecimento, mas não deveria ser assim, de acordo com o especialista. “Ela não lhe mostra o que está realmente a acontecer dentro de si”, destaca.

As mudanças no corpo e na mente, na disposição e no dia a dia são as melhores medidas. “Tire algumas medidas do seu corpo e considere esse um método mais eficiente e eficaz para medir o progresso”, conta o especialista.

3- Assuma a responsabilidade da sua decisão de emagrecer. “Quando tem as informações necessárias na mão, e decidiu alterar a sua dieta, tome essa decisão para si e assuma a responsabilidade”, aconselha o especialista. “

Entenda o que é preciso e siga em frente, e não culpe nada nem ninguém caso se desvie do caminho em algum momento”, aponta.

4- Tenha a mente aberta para as mudanças. Polesso relata que já identificou em muitas pessoas a falta de disposição para fazer um pequeno esforço por grandes benefícios. “A nossa alimentação no geral é baseada numa série de hábitos praticados diariamente em cada refeição. As pessoas tendem a apegar-se a estes hábitos e esquecem-se que eles podem ser mudados. Afinal, para se obter resultados diferentes, precisamos de fazer coisas diferentes", comenta.

"Muitas vezes, para conseguir um grande retorno, é preciso consumir alimentos com sabores um pouco diferentes da alimentação rica em açúcar e produtos industrializados à qual a maioria se habituou”, explica. Desta forma, é preciso estar aberto ao novo para se obter novos resultados, sugere.

5- Não se compare a outras pessoas. “Compare o seu progresso com o seu progresso apenas, pois é possível que até mesmo inconscientemente se compare ao que acontece com os outros”, explica. "Apenas precisa de comparar o ponto em que está hoje com o ponto em estava ontem”.

6- Fique perto de pessoas com os mesmos objetivos. Polesso explica que, infelizmente, algumas pessoas vão duvidar da sua capacidade para emagrecer, ou incentivar o consumo de alimentos que só atrapalharão o alcance dos seus objetivos. “Rodeie-se de pessoas com o mesmo objetivo, ou de pessoas que lhe deem forças para seguir em frente”, explica.

7- Experimente novos sabores. “Embora existam alimentos que devem ser evitados, como alguns tipos de óleo, pães e fontes de hidratos de carbono refinados", essencialmente deve consumir "alimentos verdadeiros”, explica o especialista, que define alimentos verdadeiros como comida natural não processada, não refinada e não modificada artificialmente.

8- Dê preferência aos alimentos naturais. “A natureza já fez o trabalho por nós e preparou os alimentos da forma perfeita para consumirmos”, explica Polesso. Portanto, o ideal é procurar produtos o mais próximo possível das suas formas integrais e naturais e com o mínimo possível de processamento industrializado.

9- Preocupe-se com a qualidade e não com a quantidade. O especialista conta que não existe a necessidade de contar calorias, como muita gente ainda faz. “O que nos faz engordar é um desequilíbrio hormonal, como o da insulina que passa a estar presente em excesso, a qual, é estimulada especialmente pelo consumo de hidratos de carbono refinados e processados”, conta Polesso.

“Se o seu estado metabólico atual for de armazenamento de gordura, não importa quantas calorias ingira, mesmo que sejam poucas, vai tender a engordar e terá dificuldade em emagrecer”, destaca, lembrando que, se o metabolismo e as hormonas estão 'em ordem', não há necessidade de se focar no consumo de poucas calorias. “Pois terá muito mais tendência a perder peso, mantê-lo depois e não acumular gordura corporal em excesso”, completa.

10 – Sinta prazer em comer. Por fim, o especialista destaca a importância de lidar com a alimentação de forma prazerosa e leve. “Precisamos de nos alimentar para viver, então precisamos ter prazer e aproveitar o momento com calma”, explica, destacando que a comida não deve ser um vício ou algo para depositar angústias e problemas.

"Quando se tem uma alimentação saudável, jamais sentimos culpa ou cansaço após uma refeição, mas, sim, uma sensação de bem-estar em nos estarmos a alimentar para uma vida e corpo melhor. ”, explica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório