Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Empresa mediu os sentimentos dos seus colaboradores. Veja o resultado

Depois de se analisar o que os colaboradores sentem quando estão a desempenhar diferentes funções. Familiares dos colaboradores tiveram experiências que replicavam o nível de atividade dos últimos.

Notícias ao Minuto

20:10 - 21/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

E se trabalhar na sua empresa fosse como saltar num trampolim de sons, mergulhar numa piscina de algodão doce e enfrentar um mini-ataque canino?

De acordo com um estudo inovador realizado com colaboradores da Farfetch, plataforma de compras online de moda de luxo, a atividade cerebral que os colaboradores desta empresa têm é semelhante à atividade que se tem a realizar as atividades acima – pode ver a experiência no vídeo acima.

O estudo desenvolvido pelo neurocientista Francisco Marques Teixeira, diretor clínico do departamento de Neurofeedback do Instituto de Neurociências – Neurobios analisou em tempo real o que sentem os colaboradores quando estão a desempenhar diferentes funções. Os dados permitira, medir, entre outros sentimentos, o nível de envolvimento, euforia, interesse, descontração e stress.

“Foi a primeira vez que uma empresa me pediu para fazer este estudo com métricas mentais e dados eletrofisiológicos que permitem avaliar sensações que são efetivamente tangíveis”, explica Francisco Marques Teixeira. “Foi colocado na cabeça dos colaboradores um aparelho que gravou cada métrica em tempo real e em diferentes tarefas. A recetividade foi fantástica”, acrescenta o especialista.

Foram medidas atividades como executar tarefas no computador, fazer apresentações, efetuar pesquisas, ver conteúdos multimédia, sessões de brainstorming ou o trabalho específico de programação (uma das áreas em que a Farfetch mais se foca) no sentido de compreender quais os momentos em que cada um dos colaboradores se sente melhor e também quais as tarefas que os deixam menos à vontade.

“Com este estudo conseguimos chegar aquilo que apelidamos de ‘Efeito Farfetch’, ou seja, perceber aquilo que as pessoas sentem no desempenho das suas funções, o que as deixa mais entusiasmadas ou mais stressadas, entre outros aspetos”, destaca Luís Teixeira, diretor-geral da empresa, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Em agosto a empresa global de e-commerce de moda de luxo abriu em Lisboa o seu 11º escritório. Depois de Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Porto, Guimarães, São Paulo, Tóquio, Hong Kong, Shanghai e Moscovo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório