Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Alimentos que ajudam a combater a carência de zinco

Sintetizar proteínas e regular o sistema imunitário. O zinco faz isto e muito mais e pode ser facilmente encontrado nos alimentos mais comuns do dia-a-dia.

Alimentos que ajudam a combater a carência de zinco
Notícias ao Minuto

08:19 - 21/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O zinco é um mineral essencial que tem como principal função a síntese das proteínas e a regulação do sistema imunitário, dois fatores que contribuem para o bom funcionamento do organismo e para a saúde no geral.

Como lhe revelámos aqui, a deficiência de zinco é comum entre pessoas vegetarianas ou com mais de 60, contudo, todas as pessoas devem prestar uma especial atenção a este mineral e aos sintomas associados a uma possível carência ou presença em excesso no organismo, como salienta o site Mind Body Green, que revela os perigos de toxicidade e perturbação do armazenamento de cobre e ferro por parte do organismo, embora não se trate de uma situação pouco comum.

A carência de zinco pode ser combatida com a ingestão de suplementos por via oral – algo que pode causar diarreia, náuseas e vómitos – mas também através da alimentação, uma fonte natural e eficaz deste mineral.

O marisco é um dos alimentos que possui melhores quantidades de zinco. Diz a publicação que, por exemplo seis ostras médias possuem 76 gramas de zinco, ou seja, cerca de sete vezes mais do que o recomendado. Também a carne é uma opção a ter em conta, sendo que a carne vermelha apresenta níveis mais elevados deste mineral do que a carne branca. O leite e o queijo fornece cerca de um grama de zinco por cada dose.

Para quem segue uma dieta isenta de produtos de origem animal, os cereais fortificados são uma alternativa para repor os níveis de zinco, assim como as sementes e os frutos secos, em especial as sementes de abóbora, o caju, a noz e a amêndoa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório