Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Café com sabores? É melhor evitar... ou fazer em casa

Se não consegue dizer ‘não’ ao café com sabor a baunilha que compra minutos antes de chegar ao trabalho, fique a saber que há formas bem mais naturais de o conseguir.

Café com sabores? É melhor evitar... ou fazer em casa
Notícias ao Minuto

07:32 - 20/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Café com natas, café com creme de leite, café adoçado com baunilha, café com sabor a caramelo, café com chocolate, café aromatizado com avelã… Não faltam opções apetitosas e doces para começar a manhã, especialmente quando o tempo para tomar o pequeno-almoço é escasso e são estes copos de café comprados ali na rua que safam os mais apressados (e menos organizados).

Contudo, estes apetitosos cafés com sabores estão longe de serem uma opção saudável, uma vez que possuem corantes, conservantes e aditivos químicos para dar a espessura, a cor e o sabor pretendido.

O gel de celulose é um dos aditivos usados, como conta a revista Prevention, que destaca que estes cafés comprados em lojas especializadas ou até mesmo em alguns supermercados são tudo menos naturais. E sim, o sabor a frutos secos, chocolate ou baunilha não se deve à junção destes ingredientes, mas sim de sabores artificiais.

Quanto ao doce sabor destes cafés, tudo se deve à junção de adoçantes artificiais, como a sucralose, que não só faz disparar os níveis de açúcar no sangue, como pode aumentar consideravelmente o risco de diabetes tipo 2, obesidade e consequentes problemas de coração.

O polissorbato 60 é um dos emulsificantes presentes nestes cafés e dos que pode colocar mais facilmente a saúde em risco, uma vez que se trata de um componente comummente usado na cosmética para separar a água do óleo. Mas existem outros nomes que deve ter em conta.

Além de todos os aditivos químicos que estas bebidas quentes possuem, existe ainda um alto teor de gordura saturada e gordura trans na sua composição. E os perigos destes dois tipos de gordura má são mais do que conhecidos.

Embora estas bebidas sejam tudo menos 'puras', o perigo para a saúde surge quando são consumidas diariamente ou mais do que uma vez por dia. O seu consumo pontual pode não apresentar qualquer risco... mas se for possível evitar, melhor.

Para quem não consegue dizer ‘não’ a um café pela manhã, nem tão pouco a um café com sabores adocicados, o melhor é mesmo começar a criar as suas próprias versões em casa, usando ingredientes naturais, como a baunilha, a manteiga de frutos secos ou as bebidas vegetais, como a de amêndoa, coco e aveia. Adicionar toppings de cacau ou cubos de açúcar mascavado podem ser também opções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório