Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O que acontece ao corpo quando 'salta' refeições

Para a saúde e o bem-estar do corpo e da mente é essencial que se coma várias vezes ao dia. Mas quando salta uma refeição, como é que o corpo reage?

O que acontece ao corpo quando 'salta' refeições
Notícias ao Minuto

18:36 - 19/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Não tomar o pequeno-almoço porque está com pressa, ou ficar tão mergulhado no trabalho que até se esquece de almoçar o lanchar. Independentemente do motivo, é comum que por vezes se ‘saltem’ algumas refeições, apesar de os especialistas sublinharem que é essencial comer várias vezes ao dia – entre cinco e seis vezes (três refeições principais e pequenos lanches) ou a cada três a quatro horas.

Mas, afinal, o que é que acontece ao corpo quando ‘salta’ refeições? Dois especialistas explicaram à revista Self o que pode acontecer.

Para começar, o seu cérebro pode dar sinais ao fazer com que tenha mais dificuldades em pensar e concentrar-se. “O principal combustível do cérebro é a glucose, que consegue ao comer alimentos – especialmente ricos em hidratos de carbono”, como destaca Rachele Pojednic, professora de nutrição. Sem estes hidratos os níveis de açúcar no sangue caem, deixando-o lento, irritado e com dificuldade em concentrar-se.

Depois chegam os sintomas físicos e emocionais, pois o seu corpo faz com que só consiga pensar que tem de comer alguma coisa, as hormonas começam a abrir-lhe ainda mais o apetite e a fazê-lo ficar com fome. Se não saciar essa fome poderá sentir suores e tremores como resposta.

Depois de estas hormonas serem libertadas torna-se quase impossível fazer escolhas alimentares saudáveis. Por isso geralmente a tendência é para atacar doces ou snacks salgados pois estes farão os níveis de açúcar no sangue disparar rapidamente, como destaca Lauren Harris-Pincus, especialista em nutrição. Mas a falta de nutrientes fará com que os níveis de açúcar no sangue voltem a cair depois de dispararem, algo nada saudável. Além disso, devido ao facto de o corpo se aperceber de que ingeriu poucas calorias ao longo do dia, fará com que coma em excesso da próxima vez que decidir comer alguma coisa depois de ‘saltar’ refeições.

Estes são os efeitos a curto prazo, mas se ‘salta’ refeições com frequência as consequências a longo prazo podem ser outras e mais graves. Incluindo danos no metabolismo, falta de energia, ou perda de massa muscular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório