Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Dicas para manter a 'pele de verão' durante o outono

Estamos a três dias da chegada do outono… e de todas as consequências que a estação tem para a pele.

Dicas para manter a 'pele de verão' durante o outono
Notícias ao Minuto

12:36 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Menos luz solar, mais vento, mais frio. É assim que o outono presenteia a nossa pele, deixando-a mais frágil, seca, desnutrida… e sem o bronzeado de verão que nos dá um aspeto mais saudável.

Uma boa alimentação é meio caminho andado para uma pele bronzeada e saudável, especialmente se se apostar em alimentos que estimulem a produção de melanina, mas o segredo está mesmo na hidratação, pois só assim se consegue uma ‘pele de verão’ durante o outono.

Ao Buena Vida do El País, a nutricionista Amil López Viéitez revela que “é necessário manter uma boa hidratação da pele para manter a sua suculência, bom aspeto e evitar que escame com facilidade”. Essa hidratação não depende, apenas, da ingestão regular de água, mas também do consumo de alimentos ricos em ácido gordos ómega 3, que melhoram a elasticidade e as membranas celulares da pele, regulando as hormonas e equilibrando a hidratação e a gordura natural da pele. E como o outono requer cuidados extra, alguns alimentos beneficiam ainda o estado mais natural e puro da pele.

“O normal é que, depois de um mês ou 40 dias, [a pele] se renove completamente e retome ao tom natural”, explica a especialista, salientando que deve-se apostar em alimentos e produtos de cosmética ricos em vitamina A, C e E, micronutrientes que exercem um impacto bastante positivo e imediato na pele. O uso de protetor solar ao longo do ano é também fundamental.

Durante o outono deve-se dar prioridade ao tomate – rico em licopeno, “um antioxidante muito potente que mantém a pele luminosa, suave e elástica” - e à cenoura, que é rica em retinol (vitamina A, que pode ainda ser encontrada em frutas como o pêssego, kiwi, melancia e manga). Por ser antioxidante, o consumo de vitamina C é também essencial no outono.

O vinho tinto e os frutos vermelhos ajudam a prolongar o bronzeado da pele por serem ricos em flavonóides, antocianinas e carotenóides, componentes que ativam o colagénio, que ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento.

Mais dicas para preparar a pele para o outono? Veja aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório