Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Costuma dar ossos ao seu cão? Não devia

Veterinários alertam para os riscos deste hábito.

Costuma dar ossos ao seu cão? Não devia
Notícias ao Minuto

11:25 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Presentear os cães com ossos para roerem até pode ser um hábito comum entre donos, mas não é dos mais corretos. O alerta é dado pela instituição veterinária PDSA, que revela um crescente número de casos de cães que apresentam problemas no trato digestivo e bloqueio interno causados por bocados de ossos mal digeridos ou de maior tamanho. O risco de se engasgarem é também grande.

Ao The Telegraph, a veterinária Rebecca Ashman diz que não é recomendado dar ao cão “ossos como guloseimas porque, infelizmente, os nossos veterinários e enfermeiros vão ter regularmente cães com lesões” que podem ser bastante penosas ou até mesmo fatais para o animal, pois existe sempre o risco de um pedaço de osso ficar preso ou dilacerar o estômago, causando ferimentos internos.

Os ossos crus ou cozidos são recomendados para os cães por serem uma excelente fonte de cálcio, contudo, os donos devem estar atentos no momento em que o cão está a roer o osso.

O alerta da PDSA foi aplaudido pela Associação Veterinária Britânica, que alarga a recomendação também a gatos, destacando que a cirurgia é a forma mais eficaz de remover os ossos que não são ingeridos corretamente pelo animal ou que ficam presos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório