Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Os cinco 'ingredientes' para uma vida sexual feliz após a menopausa

O avançar da idade não tem que ser, de todo, um entrave para uma vida sexual ativa e satisfatória.

Os cinco 'ingredientes' para uma vida sexual feliz após a menopausa
Notícias ao Minuto

08:34 - 19/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Chegada a meia idade e a menopausa, são muitas as mulheres que deixam o sexo para segundo ou terceiro plano, acabando por criar uma barreira física e emocional não só com o/a parceiro/a, mas também consigo mesmas.

Contudo, o avançar da idade não tem que ser, de todo, um entrave para uma vida sexual ativa e satisfatória. Pelo contrário. Como explica a ginecologista Barbara DePree no site MiddlesexMD, existe uma ‘receita’ para uma vida sexual feliz depois da menopausa… e para tal são precisos apenas cinco ‘ingredientes’.

O primeiro ‘ingrediente’ é o conhecimento. Após 25 anos na área da ginecologia, DePree conseguiu perceber a importância do conhecimento sexual e corporal para fazer frente às consequências mais diretas da menopausa, nas quais se inclui a perda de libido.

Mas para apreciar o sexo depois da menopausa é também importante a mulher estar confortável com a sua própria vagina, cuidando corretamente da sua higiene e do seu bem-estar. E por falar em bem-estar vaginal, um terceiro ‘ingrediente’ para uma vida sexual plena depois da menopausa é a estimulação da sensação genital. “A mulher precisa de compensar a perda de fluxo sanguíneo e de sensibilidade dos tecidos genitais dando a si mesma uma maior estimulação e sensação sexual”, explica a médico.

Fortalecer a zona pélvica é também um dos aspetos mais importantes – e dos que mais beneficia o orgasmo – assim como estimular a intimidade emocional, seja consigo mesma ou com o/a parceiro/a.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório