Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Leite de vaca, a "opção mais completa e saudável"

A nutricionista Maria Paes de Vasconcelos revela porque é que o leite é importante para toda a saúde e fala das alternativas para quem não pode beber o leite de vaca comum ou não gosta do sabor do leite sem lactose.

Leite de vaca, a "opção mais completa e saudável"
Notícias ao Minuto

07:00 - 17/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Muitas têm sido as controvérsias sobre se o leite é ou não um alimento saudável para o ser humano. E várias têm sido as alternativas propostas, num artigo de opinião escrito para o Lifestyle ao Minuto a nutricionistas Maria Paes de Vasconcelos fala da importância que o leite tem para toda a família.

Apesar das alternativas propostas não há estudos comparativos fidedignos sobre quais os prós e contras de cada uma delas, em relação ao leite de vaca.

O leite de vaca é um alimento natural, que contribui para dar uma resposta equilibrada às necessidades do nosso organismo, seja para o crescimento como para a renovação e manutenção de um corpo saudável.

Não lhe sendo adicionado qualquer produto, o leite de vaca fornece, por si só, uma proteína de excelente qualidade, com uma quantidade equilibrada dos seus aminoácidos. Sendo equivalente à proteína da carne, peixe ou ovo, o leite de vaca é, ainda, um alimento que contém naturalmente cálcio, fósforo e vitaminas B2 e B12.

Por outro lado as bebidas vegetais (soja, amêndoa, aveia, arroz, avelã e coco, entre outras) são alimentos obtidos através da demolha (e por vezes cozedura) dos seus ingredientes-chave, seguida de trituração com água e filtragem. Não se tratando de produtos naturais, necessitam de vários aditivos, para que o produto se mantenha estável até chegar ao consumidor, nomeadamente: reguladores de acidez, estabilizadores, emulsionantes e/ou espessantes. E geralmente também são suplementadas com nutrientes, como o cálcio ou com as vitaminas B2, B12, D e por vezes a E.

Apesar disso, o leite de soja – por ter um teor proteico semelhante ao leite – pode ser uma alternativa interessante para pessoas que sejam, por exemplo, alérgicas à proteína do leite de vaca ou intolerantes à lactose e que não apreciem o sabor mais adocicado do leite sem lactose.

No que diz respeito ao consumo de leite de vaca até à idade adulta, trata-se de um alimento importante para o desenvolvimento das crianças, pois fornece naturalmente proteínas, cálcio e fósforo, nutrientes necessários ao crescimento ósseo.

O leite de vaca continua a ser, portanto, a opção mais completa, natural e saudável para toda a família. Sendo que as quantidades consumidas devem ser adaptadas às necessidades de cada faixa etária.

A recomendação diária para a população portuguesa é de duas a três porções por dia do grupo do leite e derivados da Roda dos Alimentos (a dose inferior é adequada a crianças de um a três anos e a superior destina-se a rapazes adolescentes e homens fisicamente ativos).

Por último, é importante relembrar também que o leite de vacas alimentadas à base de erva fresca é mais rico do que o leite com origem em vacas alimentadas à base de ração. Assim, no momento de escolher, prefira o leite de vacas de pastoreio extensivo, pois além de ser mais nutritivo, é também mais natural e saboroso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório