Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos uma vez por semana, 23% dos portugueses vão comer fora

Estudo recente revela que 23% dos portugueses fazem refeições fora de casa pelo menos uma vez por semana. E o jantar é a refeição mais escolhida para fazer fora.

Pelo menos uma vez por semana, 23% dos portugueses vão comer fora
Notícias ao Minuto

13:12 - 16/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Segundo o relatório ‘Global Out-of-Home Dining Survey’, desenvolvido recentemente pela Nielsen - “empresa global de gestão de informação, que proporciona uma visão completa sobre o que o consumidor vê e compra” -, 23% dos portugueses fazem refeições fora de casa pelo menos uma vez por semana e 15% recorrem ao ‘take away’/entregas ao domicílio com a mesma frequência. Estes resultados correspondem aos da média europeia.

Jorge Macôr de Brito, Retailer Services Associate Manager da Nielsen, diz em comunicado enviado às redações: “o relatório internacional ‘Estudo Global de Confiança dos Consumidores’ (Q2 2016) diz-nos que, caso lhes sobre algum dinheiro após as despesas habituais, 22% dos consumidores portugueses mostram-se disponíveis para o gastar em entretenimento fora do lar”.

A média mundial indica que cerca de metade da população opta por fazer uma refeição fora de casa pelo menos uma vez por semana, revelando que os consumidores das regiões Ásia-Pacífico e América do Norte são especialmente adeptos deste tipo de refeições. No que diz respeito ao tipo de refeições praticadas fora de casa, os portugueses, em conformidade com a média europeia, preferem o jantar (68%).

Países como a Estónia, Eslováquia, Eslovénia, França, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa e Rússia optam com maior frequência por almoçar fora de casa. O almoço e o jantar são, comparativamente ao pequeno-almoço, as refeições mais escolhidas a nível global para fazer fora de casa.

Nos últimos 6 meses, os portugueses optaram essencialmente por restaurantes casuais (63%), restaurantes de refeições rápidas/fast-food (58%), cafés (41%) e restaurantes formais (33%), seguindo a tendência da média europeia.

A existência de preços razoáveis é o fator que os consumidores portugueses mais consideram na escolha de um restaurante ou outro estabelecimento de refeições (68%), seguindo-se a qualidade (43%) e o serviço (23%). Estas características também são valorizadas pela média dos consumidores europeus, embora em escalas mais reduzidas (60%, 36% e 17%, respetivamente).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório