Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Dermatologista revela os erros que pode estar a cometer no banho

No que toca ao banho ou duche cada pessoa tem a sua ‘mania’. Mas será que está a cometer algum erro?

Dermatologista revela os erros que pode estar a cometer no banho
Notícias ao Minuto

11:37 - 16/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Beleza

Deve-se tomar banho todos os dias? E é melhor tomar banho de manhã ou à noite? Apostar num gel de banho caro vale mesmo a pena?

A higiene é algo muito pessoal e cada um parece ter a sua ‘mania’ e não há nada de mal com isso. Mas no que toca ao banho há certos hábitos ou escolhas que podem ser erradas. O dermatologista Dr. Derek Chan respondeu às principais questões sobre o banho e revela os erros mais comuns ao Daily Mail.

O especialista recomenda que se tome banho todos os dias e diz que as pessoas que têm eczema devem hidratar a pele nos cinco minutos após o banho.

Destaca que apesar de os banhos quentes poderem saber bem, a água morna faz bem melhor do que a quente, pois a água muito quente deixa a pele seca pois retira todos os óleos naturais da pele. Recomenda-se que a temperatura da água não ultrapasse os 43ºC.

Deve massajar o champô no couro cabeludo e deixá-lo atuar durante dois a três minutos – em caso de champôs de tratamento deve deixá-los atuar durante cerca de cinco minutos. E destaca que esfregar o champô nas mãos antes de o aplicar é um erro.

Gel de banho ou sabonete? O especialista diz que esta é uma escolha pessoal, mas assinala que se tem pele sensível, é importante escolher um gel de duche ou sabonete gentil.

Quanto à esfoliação, o dermatologista diz que a pele se esfolia naturalmente mas admite que a esfoliação pode ajudar quem sofre de acne ou tem poros entupidos. Pode fazer uma esfoliação gentil uma a duas vezes por semana. Mas cuidado para não escolher esfoliantes muito agressivos, pois estes produtos retiram a camada de hidratação e proteção natural da pele, deixando-a mais sensível e exposta aos elementos.

O especialista recomenda que depois do banho, em vez de esfregar, se seque gentilmente aplicando pressão com a tolha nas zonas molhas.

E nada de espremer as borbulhas, pois provoca cicatrizes e manchas na pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório