Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Para evitar vírus, especialista leva frutos vermelhos ao micro-ondas

Estes produtos, como são apanhados manualmente e geralmente não são lavados, podem conter vírus – incluindo hepatite A.

Para evitar vírus, especialista leva frutos vermelhos ao micro-ondas
Notícias ao Minuto

13:11 - 14/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Truques

Benjamin Chapman, especialista em segurança alimentar e professor na Universidade Estadual da Carolina do Norte, revela que para evitar os vírus que podem estar nos frutos vermelhos os leva sempre ao micro-ondas antes de os comer ou congelar.

O especialista faz esta revelação ao Live Science depois de cerca de 90 pessoas em sete estados norte-americanos terem apanhado hepatite A através de morangos congelados importados do Egipto. Mas, afinal, como é que a hepatite A foi parar aos morangos?

Chapman explica que a hepatite A se espalha através da ‘rota fecal-para-oral’. Se os trabalhadores que apanham os frutos vermelhos estiverem infetados com a doença e não tiverem lavado bem as mãos, podem transferir o vírus das suas mãos para os frutos – que depois podem passar o vírus a quem os ingira, claro.

Esta é uma hipótese provável em países onde a hepatite A é mais comum, mas os frutos vermelhos também podem ser contaminados pela água que é usada para os regar – opção mais provável.

Isto é agravado pelo facto de os frutos vermelhos, como são delicados, quase não serem lavados e por ao serem congelados o vírus, por causa das cavidades dos morangos, se conseguir esconder e preservar.

Os frutos vermelhos congelados são vendidos como ‘prontos a comer’, mas o especialista diz que para eliminar qualquer possibilidade de contagio o melhor é fazer como ele e aquecer sempre estes frutos no micro-ondas antes de os comer ou congelar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório