Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Afinal, faz ou não mal comer uma maçã sem a lavar antes?

Quase toda a gente já começou a comer uma maçã e só depois é que se lembrou de que não a tinha lavado, ou então passa-a só na camisola ou esfrega-o com um guardanapo e come sem pensar muito nisso. Mas faz ou não mal comer uma maçã por lavar?

Afinal, faz ou não mal comer uma maçã sem a lavar antes?
Notícias ao Minuto

07:51 - 14/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

A maçã liderou durante cinco anos consecutivos a lista de alimentos frescos mais ‘contaminados’ com pesticidas – agora está em 2º lugar pois foi ultrapassada pelos morangos -, por isso, mesmo que a maçã lhe pareça bonita e limpa o mais provável é que tenha pesticidas e outra partículas na casca da maçã.

Então, poderá ser perigoso comer uma maçã sem a lavar? “Óbvio que o pior que pode acontecer é haver um patogénico na maçã que qualquer pessoa poderá comer e morrer”, diz Sandria Godwin, professora no departamento de ciência de família e consumidor na Tennessee State University, à revista Prevention.

"Alguém com um sistema imunológico comprometido poderá ficar com uma doença de origem alimentar ao comer uma maçã, enquanto outros podem ter que comer centenas para ingerirem bactérias suficientes para os prejudicar", sublinha.

Até chegarem a nós as maçãs fazem um longo caminho, no qual podem entrar em contacto com patogénicos e microrganismos potencialmente prejudiciais. De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, todos os anos mais de nove milhões de pessoas ficam doentes devido a comida contaminada – e as frutas e os vegetais podem ser responsáveis por cerca de 46% destes casos.

Davida Margolin, professora no departamento de ciências molecular, celular e biomédicas na University of New Hampshire diz que o pior ainda é que as maçãs, quando caem das árvores podem entrar em contacto com fezes de animais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório