Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Os seis piores molhos e como os substituir

Se é daquelas pessoas que não vive sem molhos, este artigo é para si.

Os seis piores molhos e como os substituir
Notícias ao Minuto

13:45 - 12/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Os molhos parecem-lhe inofensivos porque usa pouca quantidade? Não é bem assim.

Além de acrescentarem calorias desnecessárias às suas refeições, também fazem com que ingira ingredientes muito pouco naturais e até prejudiciais.

A revista Prevention listou os cinco piores molhos que possivelmente come sem sequer pensar duas vezes.

Ketchup. Pode ser feito com tomate, mas cada colher de sopa de ketchup contém cerca de 4gr de açúcar que geralmente vem na forma de xarope de milho de alta frutose. Se não vive sem Ketchup experimente as versões orgânicas feitas com açúcar ou, melhor ainda, troque o ketchup por tomate seco picado.

Molho ‘barbecue’ (molho de churrasco). Tal como o ketchup, o molho ‘barbecue’ em frasco contém xarope de milho de alta frutose – uma colher de sopa deste molho contém 6gr de açúcar. E pior, algumas marcas usam produtos artificiais para lhe dar cor que contêm químicos que os estudos consideram cancerígenos. Tente fazer o seu molho de churrasco em casa ou comprar algum molho caseiro.

Molho de salada light. Pode até evitar algumas calorias ao escolher um molho light, mas continuará a molhar a sua salada em açúcar – em excesso neste tipo de produtos para compensar a falta de gordura. Além dos espessantes e emulsionantes. E pior é que por causa da falta de gordura, que ajuda a absorver muitas vitaminas que se encontram na salada, estará a perder parte do valor nutricional do seu prato. Azeite e vinagre são a melhor opção.

Maionese. Uma colher de sopa de maionese tem cerca de 100 calorias. Mas o maior problema é que a gordura da maionese convencional provém do óleo de soja, que geralmente deriva de soja geneticamente modificada. Um estudo alerta que o óleo de soja, comparativamente a outros óleos, aumenta o risco de obesidade e diabetes. Se precisa de algum efeito cremoso na sua sandes opte por esmagar um abacate ou por adicionar húmus.

Mostarda com mel. Pode parecer-lhe inofensiva porque tem relativamente poucas calorias e gordura, mas tal como o ketchup e o molho ‘barbecue’ tende a ter muito açúcar, que em muitas marcas não passa de xarope de milho em vez de mel. É preferível fazer a sua mostarda ou comprar versões caseiras. Até adicionar um pouco de mel à sua mostarda será melhor.

Molho tártaro. É basicamente maionese com alguns pickles, mas a maioria dos molhos tártaro comprados em lojas têm todas as coisas más que a maionese tem. E como fica muito bem com peixe frito e pratos semelhantes, só estará a levar a sua refeição de mal a pior.

Veja ainda um truque do ketchup que provavelmente ainda não conhece

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório