Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Usar o peso do corpo para se exercitar ou levantar pesos?

Peso corporal vs pesos livres: Conheça os prós e os contras de cada opção.

Notícias ao Minuto

12:03 - 12/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Exercício

Quando faz exercícios como flexões de braços ou elevações está a usar o seu peso corporal para se exercitar – chamam-se exercícios calisténicos -, já quando levanta pesos – seja na barra, nas máquinas ou os pesos individuais – está a recorrer aos pesos livres para se exercitar.

Cada uma destas versões tem os seus adeptos, mas conhece os prós e os contras de cada uma delas?

O canal de YouTube PictureFit partilha no vídeo acima as principais diferenças entre estas formas de exercício físico/musculação.

Os exercícios calisténicos consistem em movimentar o corpo pelo espaço sem qualquer restrição, já os pesos livres consistem em levantar pesos estando num único sítio sem se mexer além de manipular o peso de um sítio para o outro.

Se quer ganhar destreza para se movimentar num local acidentado como uma montanha com pedras, pro exemplo, subir escadas e saltar para uma caixa e descer serão exercício mais eficazes do que levantar pesos.

Mas os pesos livres são mais eficazes no que diz respeita à simplificação da progressão. Se quer ficar mais forte e mais musculado, basta levantar mais peso.

Usar o peso corporal para se exercitar pode ser grátis, pois não exige que esteja em nenhum local determinado nem material específico, ao contrário dos pesos livres que exigem ou que tenha pesos em casa ou que se inscreva num ginásio.

Os exercícios calesténicos, como imitam movimentos naturais do corpo, trabalham vários grupos musculares em simultâneo, já os pesos livres são mais eficazes a trabalhar grupos musculares específicos.

No que toca às lesões a probabilidade de se magoar em exercícios calesténicos ou em pesos livres é igual, pois só existe se tentar praticar exercícios que não é capaz de realizar ou levantar peso excessivo ou então praticar o exercício ou levantar os pesos de forma incorreta.

Portanto, se quer ficar musculado e forte, os pesos livres são a opção, já se quer ficar mais ágil deve optar pelos exercícios calesténicos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório