Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cinco estratégias simples para reduzir o stress

Dicas que deve seguir já se está hoje de regresso ao trabalho.

Cinco estratégias simples para reduzir o stress
Notícias ao Minuto

09:37 - 12/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

Nos dias que correm o stress é praticamente inevitável, mas não precisa de nos afetar assim tanto e com tanta frequência como possivelmente deixamos.

Dormir bem, seguir uma dieta equilibrada, consumir pouca cafeína, beber muita água, meditar e praticar exercício físico são ótimas formas de reduzir o stress do dia a dia, mas há mais…

Jacqueline Alwil, nutricionista e treinadora partilhou com o site Body and Soul cinco estratégias simples para reduzir uma 'injeção' de stress – que possivelmente acontece a quem regressa agora ao trabalho – e conseguir tornar o seu dia mais calmo:

Reduza as suas idas às redes sociais para três vezes por dia. Certifique-se de que o faz apenas uma vez de manhã, outra à hora do almoço por exemplo e outra à noite. Parece-lhe pouco? Jacqueline destaca que o ‘scroll’ infinito durante várias vezes ao dia aumenta os seus níveis de stress por causa da sobrecarga de informação e ainda o distrai do que está a fazer.

Sente-se no chão, com as pernas no ar contra a parede. Esta pose vai aumentar a circulação do sangue para a parte superior do seu corpo e cabeça, aumentando os níveis de energia e alivia as dores no fundo das costas onde muita gente acumula stress.

Dívida o seu dia em blocos de tempo. Estabelecer um tempo para cada atividade do seu dia vai ajudá-lo a não perder demasiado tempo em coisas desnecessárias e a estabelecer prioridades. Ao não perder tempo em coisas menos importantes terá mais tempo para as mais importantes, libertando-as assim do stress extra da falta de tempo.

Faça um detox à sua casa. Eliminar a ‘tralha’ que não lhe faz falta e arrumar o que está desorganizado vai permitir-lhe ter mais espaço na sua casa, no seu frigorífico, na sua despensa, no seu guarda roupa ou no seu escritório e é uma ótima forma de libertar o stress. Faça-o sempre que tiver vontade mas pelo menos duas vezes por ano – aproveite a mudança de estação para se livrar do que não usou.

Diga ‘não’. Somos encorajados a ser positivos e a aproveitar cada oportunidade e a não negar convites ou pedidos, especialmente no trabalho. Mas é importante que aceite apenas o que serve os seus propósitos. Se não é importante para si, se não vai valorizar o seu trabalho, então deve dizer ‘não’. Pois dizer ‘sim’ a tudo só o vai atulhar em trabalho, fazê-lo ficar sem tempo para o que realmente importa e muito stressado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório