Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Mitos sobre piolhos que devem cair por terra já

Os piolhos são uma das preocupações mais comuns dos pais no regresso às aulas.

Mitos sobre piolhos que devem cair por terra já
Notícias ao Minuto

13:20 - 07/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cabelo

E assim que a criança chega a casa a coçar a cabeça começam a soar os alarmes. Piolhos à vista!

Estes pequenos insetos que se alojam na cabeça provocam uma tremenda sensação de comichão e podem passar de criança para criança, podendo ainda afetar adultos. Mas se pensa que o aparecimento de piolhos é causa da falta de higiene está enganado.

Como explica o site da revista Health, esta é apenas uma das várias ideias e teorias associadas aos piolhos que não passam de meros mitos. E está na hora de os quebrar.

Além de não aparecerem à boleia de uns dias sem lavar o cabelo, os piolhos estão longe de ser uma praga perigosa para a saúde, uma vez que não são portadores de doenças como acontece com outros insetos, como aquele que transmite o Zika ou o dengue.

Acreditar que ao partilhar a escolha, o pente ou o chapéu vai espalhar os piolhos é também um erro, pois estes pequenos bichos estão agarrados aos fios de cabelo e junto ao couro cabeludo, como se lê na publicação, que destaca ainda um outro mito: os cães podem ser os causadores dos piolhos das crianças. Como explica o médico Seth Orlow, os piolhos afetam apenas os humanos, não sendo como a carraça e o carrapato, que se alojam também em animais.

A não ser que se esteja debaixo de água por mais de seis horas, muito dificilmente se conseguirá livrar desta praga num duche… nem com o cabelo curto. Independentemente do tamanho do cabelo, os piolhos podem alojar-se na mesa, contudo, é mais difícil fazer a limpeza em cabelos longos e densos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório