Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Pequenas partículas de poluição encontradas no tecido cerebral

A descoberta foi feita por investigadores da Lancaster University.

Pequenas partículas de poluição encontradas no tecido cerebral
Notícias ao Minuto

09:30 - 06/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter alertado para o facto da poluição do ar estar associada a cerca de três milhões de mortes prematuras em cada ano, um novo estudo vem reforçar o lado mais negro do ar que respiramos.

Conta a BBC no seu site que uma equipa de investigadores da Lancaster University encontrou pequenas partículas de poluição dentro de amostras de tecido cerebral. Tais partículas são de óxido de ferro e o seu cariz possivelmente tóxico pode desencadear doenças como o Alzheimer.

O estudo teve por base a análise do tecido cerebral de 37 pessoas, das quais 29 tinham vivido e morrido na Cidade do México. Os restantes oito dos participantes eram de Manchester.

Publicada na Proceedings Of National Academy Of Sciences (PNAS), a conclusão “terrivelmente chocante”, tal como os investigadores dizem, é a primeira evidência de como a poluição do ar pode ter um impacto direto e físico no cérebro.

“É terrivelmente chocante quando se estuda o tecido e se veem partículas distribuídas entre as células e quando se faz uma extração magnética e há milhões de partículas [lá], milhões num único grama de tecido cerebral”, diz a autora principal do estudo Barbara Maher, citada pela BBC.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório