Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Quem canta… a sua demência espanta

Este poderia ser um ditado popular, mas é nada mais nada menos do que a conclusão de um estudo.

Quem canta… a sua demência espanta
Notícias ao Minuto

09:17 - 04/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Quem canta, seus males espanta. E quem canta... sua demência trata. Catherine Loveday é neuropsicóloga na Universidade de Westminster e uma entusiasta da relação entre a música e a mente.

Numa publicação assinada no site The Conversation, a especialista lembra uma investigação de 2004 que indica que a memória musical pode ser preservada (mesmo que de forma desproporcional) na mente de pessoas com demência, uma teoria que ganhou força em 2013 com um estudo que provou que as memórias formadas por músicas são mais difíceis de perder e que pequenas frações de segundo de uma sonoridade são suficientes para reconhecer um tema musical.

Mas, o que é que a música tem a ver com a a saúde mental? (Quase) Tudo. No ano passado, um estudo europeu realizado entre universidades da Alemanha, Holanda, França e Dinamarca foi mais longe e conseguiu mesmo mostrar como os hits mais populares podem ativar áreas concretas do cérebro, como aquelas que estão diretamente associadas com a perda de memória e, consequente, doença de Azheimer.

Os estudos que têm sido feitos neste sentido, revelam que a música ajuda as pessoas com declínio cognitivo a não perderem o seu sentido de identidade, uma vez que a música está fortemente associada a memórias, a eventos de vida e a emoções, fatores que ajudam a relembrar episódios concretos que poderiam ficar esquecidos com o Alzheimer, por exemplo.

A música é também um ótimo complemento para o estímulo mental, como mostrou um estudo de 2013 que provou que as pessoas que cantam palavras de um idioma novo conseguem aprendê-lo mais facilmente do que aquelas que simplesmente falam.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório