Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Devemos ou não comer frutas com mau aspeto?

A aparência do alimento é um dos aspetos que mais contribui para o desperdício alimentar. Estaremos a agir mal?

Notícias ao Minuto

20:34 - 31/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dúvida

A fruta quer-se vistosa, os vegetais querem-se apetitosos e, para tal, o aspeto deve estar intacto, algo que nem sempre acontece. Os alimentos já ‘tocados’ e até ‘pisados’ estão em todo o lado, mas surge a dúvida: São seguros para comer?

A pergunta é feita por Elizabeth Brauer num dos mais recentes vídeos do canal do YouTube TED-Ed. Ao longo de pouco mais de quatro minutos, a especialista revela que as amassadelas e zonas mais escuras das frutas devem-se a “uma luta entre as plantas e os micróbios”, especialmente os patógenos que aterram no alimento das mais variadas formas e que vivem à superfície do mesmo, atacando-no e mantendo-se vivos após a colheita e ainda durante o tempo em que a fruta está no supermercado ou frigorífico.

Embora soe a perigoso, estes patógenos não são maus para a saúde, embora possam interferir com o valor nutricional do alimento, algo que é mais notório quando a fruta tem uma pigmentação pouco homogénea ou manchas escuras à superfície (possivelmente castanhas ou pretas) causas pelas células mortas que se manifestam mais intensamente quando existe uma ‘lesão física’.

Essas manchas, como se pode ver no vídeo acima, “contêm centenas de milhares de micróbios e são causadas por uma combinação do ataque microbiano e dos mecanismos de defesa da fruta”, tal como acontece com os humanos que se encontram perante infeções fúngicas, por exemplo.

Tais manchas podem ter um sabor pouco ou nada agradável, mas em nada comprometem o alimento, sendo o mais recomendado aparar a zona ‘tocada’ e comer o resto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório