Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Voltou a adormecer no sofá? Pode indicar que sofre de hipertensão

Estudo sugere que, para os homens, ter dificuldade em manter-se acordado ao início da noite ou adormecer em frente à televisão pode ser um sinal de tensão arterial alta – hipertensão.

Voltou a adormecer no sofá? Pode indicar que sofre de hipertensão
Notícias ao Minuto

07:00 - 31/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Pode parecer estranho mas um estudo japonês concluiu que os homens que sofriam de tensão arterial alta tinham mais necessidade de dormir e também tinham um sono de pior qualidade.

Depois de estudar 2400 adultos o grupo de investigadores da Hiroshima University concluiu que os homens que tinham dificuldade em manter os olhos abertos ao início da noite ou que adormeciam em frente à televisão tinham um risco mais elevado de hipertensão – um dos fatores chave das doenças cardiovasculares. Os mesmos padrões não se verificaram nas mulheres.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores analisaram que os homens que sofriam de hipertensão sentiam necessidade de dormir 18 minutos mais cedo do que os que tinham a tensão arterial em níveis saudáveis. E mais, estes também tendiam mais a ter más noites de sono, portanto, no geral, ir dormir cedo acabava por não contribuir para a sua condição de saúde.

O investigador que liderou este estudo, Dr. Nobuo Sasaki disse: “Ir para a cama cedo estava associado à hipertensão, independentemente de qualquer outra coisa.” E explica que isso se pode dever ao facto de as pessoas que sofrem desta condição se sentirem mais cansadas ou à possibilidade de a tensão arterial alta alterar o relógio interno do corpo (ritmo circadiano) – deixando-as cansadas ao fim da tarde/início de noite mas deixando-as acordadas durante a noite.

Este estudo pode ser muito importante para os pacientes com hipertensão que desconhecem que sofrem desta condição, pois sendo que a doença é assintomática até um estado avançado, este pode ser um dos primeiros sinais de alerta a que se deve estar atento para uma deteção precoce.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório