Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Como recuperar de uma noite mal dormida

Começou o fim de semana com o pé esquerdo e uma valente dor de cabeça à boleia de uma noite mal dormida? Anote tudo o que tem que fazer.

Como recuperar de uma noite mal dormida
Notícias ao Minuto

08:24 - 03/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Uma boa rotina de sono não permite apenas conseguir uma pele saudável e jovem, é fundamental para a boa saúde física e mental e também para um estado de espírito mais equilibrado e positivo.

Dormir bem ajuda a relaxar, dá energia e anos de vida. Mas nem sempre se consegue ter uma noite tranquila de sono, seja por culpa do stress, do cansaço extremo, da má alimentação ou dos excessos de uma noite de copos com amigos. Quando tal acontece, é o corpo que paga e são muitos os sinais que dá ao longo do dia: fadiga, fome desenfreada, dores de corpo e desorientação são apenas alguns exemplos.

Mas é possível contornar as consequências de uma noite mal dormida. E existem 11 formas de o fazer, como diz o site Bustle. Tem onde anotar?

1 – Evitar cafeína em excesso. Quando se dorme mal é comum acordar com sono e, por isso, a cafeína é a solução encontrada, mas apenas deve ser consumida da parte da manhã.

2 – Tomar um banho gelado. Este é um dos truques que pode custar mais, mas os efeitos são altamente positivos, uma vez que a água fria ajuda a acordar e aumenta os níveis de energia. E não, não precisa de tomar todo o banho com água gelada, basta mudar a temperatura nos últimos segundos.

3 – Beber bastante água. Uma noite mal dormida interfere com o bom funcionamento do metabolismo, por isso, nada como beber bastante água ao longo do dia para o manter ativo e evitar uma possível desidratação (que torna-se mais evidente quando a noite em branco foi causada por um consumo excessivo de bebidas alcoólicas).

4 – Apanhar sol. A vitamina D é uma das vitaminas que mais energia dá, além disso, a luz natural ajuda a regular o ciclo circadiano e, por consequência, as hormonas que interferem com o sono (como o cortisol e a melatonina).

5 – Dar uma pequena caminhada. A prática de exercício físico é essencial para combater as consequências de uma noite mal dormida, especialmente quando tal acontece ao fim de semana e apenas apetece ceder à preguiça e ao sedentarismo.

6 – Escolher bem os alimentos. Por muito que se deseje um hambúrguer ou uma gigante fatia de pizza, depois de uma noite mal dormida deve-se dar prioridade aos alimentos naturais e nutritivos, como o abacate, que une várias vitaminas e minerais a uma gordura saudável e essencial para ter energia.

7 – Ouvir música. Nada de Adele ou John Legend, nada de baladas ou sons de fundo demasiado melancólicos. Para recuperar de uma noite mal dormida é preciso ter energia e nada como uma playlist dinâmica e enérgica para tal.

8 – Respirar fundo. Se a uma noite mal dormida se alia uma maior tendência para o nervosismo e stress, o mais indicado é parar e respirar fundo, sob a pena de voltar a repetir a dose das noites em claro.

9 – Fazer algo do agrado. Nunca cedendo ao sedentarismo, mas sempre com atenção aos sinais que o corpo dá. Se depois de uma noite mal dormida o corpo pede descanso, é isso que tem que lhe dar, mas de preferência fazendo algo do agrado, como ler ou ver uma série.

10 – Desligar das redes sociais. Esta regra deve ser seguida à noite e especialmente nos momentos que antecedem a ida para a cama, uma vez que o uso de redes sociais está a associado a problemas de sono.

11 – Tentar não dormir ao longo do dia. A vontade até pode ser imensa, mas aproveitar o dia para dormir o que não se dormiu à noite pode colocar em causa a qualidade do sono das noites seguintes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório