Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mochila pesada? Eis três regras que os pais devem seguir

O peso da mochila usada por uma criança pode ter um impacto muito negativo na sua saúde.

Mochila pesada? Eis três regras que os pais devem seguir
Notícias ao Minuto

08:39 - 31/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Escolas

Livros, cadernos, cadernetas, estojo, capa, dossier. Na mochila de uma criança cabe tudo e mais alguma coisa… menos saúde.

O peso que carregaram às costas ao longo do ano letivo pode ser bastante prejudicial para as costas como também pode estar na origem de alguns problemas de saúde na idade adulta, como as dores lombares.

Como explica o médico ortopedista e fundador da Spine Matters, Luís Teixeira, o peso da mochila nunca deve exceder os 15% do peso corporal de uma criança, sob a pena de ocorrerem mudanças nos ângulos dos ombros, no pescoço, no tronco e nas pernas, o que pode levar a mudanças nocivas na curvatura natural das costas.

Num comunicado enviado às redações e que dá conta de que uma em cada três crianças em idade escolar tem dores nas costas, o especialista salienta que o uso prolongado de mochilas pesadas pode ainda dar origem a casos de má postura, cifoses (corcundez) e escolioses, mas não só: um uso recorrente de mochilas pesadas pode ainda ser a causa para dores de cabeça e falta de concentração.

“A explicação é simples e reside no esforço, nem sempre consciente, que a criança faz de forma regular. O excesso de carga numa fase de crescimento vai, claramente, condicionar o mesmo, através de uma compressão da espinha que se manifesta depois também de outras formas”, explica o ortopedista citado pela mesma nota.

Mas, como é que se pode evitar consequências a curto, médio e longo prazo associadas às mochilas pesadas? Tendo em conta três regras básicas, diz o especialista, que lança o alerta aos pais.

Regra 1 – Pesar a mochila antes da criança ir para a escola e sempre que o peso total exceder 15% do peso corporal do menor é necessário retirar um ou outro item. Deixar os livros no cacifo, sempre que possível, é um conselho dado.

Regra 2 – Escolher mochilas de duas alças e que possuam um bom suporte, de forma a que o peso esteja distribuído uniformemente. As malas com rodas são também uma opção a ter em conta.

Regra 3 – Corrigir o tamanho das alças da mochila, uma vez que esta não deve ser usado muito em baixo (junto ao fundo das costas).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório