Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Plano para comer menos carne e mais vegetais em três semanas

As ‘segundas-feiras sem carne’ devem repetir-se em mais dias da semana.

Plano para comer menos carne e mais vegetais em três semanas
Notícias ao Minuto

18:30 - 30/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Comer menos carne e mais vegetais é o desafio de um grande leque de pessoas, especialmente daquelas que veem a braços com problemas cardiovasculares, de diabetes ou excesso de peso.

O consumo de carne – em particular de carne vermelha e/ou processada – está associado a alguns de problemas de saúde que podem ser atenuados se não mesmo evitados com um aumento da quantidade de frutas e vegetais ingeridos diariamente. E é isso mesmo que a revista Time prova no seu site com a publicação de um plano alimentar de três semanas criado pela autora Kate Geagan e que permite não só comer menos carne e mais vegetais, como ganhar mais saúde e anos de vida. Vamos a isso?

Semana 1

Para começar, nada de radicalismos. O mais indicado é reduzir quantidades e variar o tipo de proteína que se ingere ao longo da semana, trocando, por exemplo, a carne vermelha por cogumelos e a carne branca por feijões ou ervilhas.

Para quem não quer dizer ‘não’ à carne, o truque está na regra 50-50, ou seja, de uma porção de proteína, 50% deve ser de origem animal e 50% de origem vegetal.

Semana 2

Assim que o consumo de proteínas de origem vegetal começa a ser já comum, há que tornar estes alimentos protagonistas da refeição, excluindo, uma ou outra vez, a inclusão de carne e ovos do almoço e/ou jantar.

Semana 3

Esta é a semana decisiva e aquela que vai determinar o quão capaz será de dizer ‘adeus’ à carne – mesmo que seja de vez em quando. Como se lê na Time, esta terceira semana é a semana em que o maior consumo de vegetais e proteínas vegetais deverá passar a ser visto como uma rotina.

Escolher alguns dos pratos vegetarianos preferidos e guardá-los para os momentos de indecisão pode ser uma boa estratégia para resistir à carne.

Se ficou entusiasmado e pensa em seguir uma dieta vegan, eis tudo o que precisa de saber (e como pode estar a ser amigo da sua saúde).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório