Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mulheres fumadoras podem ser 20% menos férteis

Estudo aponta ainda que as mulheres dependentes de nicotina têm duas vezes mais probabilidades de ter atrasos durante o processo de conceção.

Mulheres fumadoras podem ser 20% menos férteis
Notícias ao Minuto

07:00 - 30/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo, o tabagismo implica danos, por vezes irreparáveis, na saúde de qualquer um - principalmente na feminina.

É o que confirmam os resultados de um estudo recente realizado pelo 'Instituto Nacional do Câncer' (Inca), no Brasil. De acordo com o estudo as mulheres que fumam e não usam métodos contracetivos hormonais apresentam uma redução de 75% para 57% na taxa de fertilidade, duas vezes mais possibilidade de atrasos durante o processo de concepção e 30% mais probabilidades de serem totalmente inférteis.

E, como reporta a revista Claudia, as consequências podem ser ainda mais drásticas, segundo revela a ginecologista, obstetra e hematologista, Dra. Mariana do Rosário: "Aquelas que consomem 20 cigarros diários diminuem em 22% as suas possibilidades férteis; já as que queimam mais de um maço por dia, minimizam em 43%. A prática também propicia uma entrada prematura no processo de menopausa."

O risco “de uma gravidez ectópica, desenvolvida fora do útero (nas trompas ou no ovário) também aumentam", explica a médica.

O fluído folicular do ovário é a peça-chave para entendermos, cientificamente, todos os malefícios que o cigarro pode trazer para as mulheres. Este tecido é responsável por embeber os folículos dos ovários, extremamente vascularizados, onde se localizam as nossas células germinativas - que por serem tão novinhas, ainda não se diferenciaram das demais. Elas são as maiores vítimas do tabagismo: são mortas pela presença da nicotina na nossa corrente sanguínea, ocasionando, portanto, a aceleração da menopausa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório