Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Na hora de cuidar do coração, dieta e exercício fazem o mesmo

Não há um melhor do que o outro. Aliás, os dois são igualmente importantes para a saúde do coração.

Na hora de cuidar do coração, dieta e exercício fazem o mesmo
Notícias ao Minuto

22:21 - 29/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Comer bem e treinar ainda melhor. Esta é a combinação mais indicada para a saúde do coração, especialmente quando a junção de ambos leva a uma perda do peso que está em excesso e que poderia desencadear outros problemas de saúde, como a obesidade e a diabetes.

Diz um estudo da Saint Louis University, nos Estados Unidos, que não há nada melhor para o coração do que fazer dieta e praticar exercício físico. E para prová-lo, conta a revista Health, os investigadores analisaram os riscos cardiovasculares de três grupos de participantes, todos eles com excesso de peso mas com o desafio de perderem cerca de 7% da massa gorda entre 12 a 14 semanas.

Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o estudo recorreu a três formas de emagrecimento para tentar perceber qual a mais eficaz para a saúde do coração. Um dos grupos teve que perder peso ao cortar 20% das calorias ingeridas diariamente (como é possível com estes pequenos truques), outro teve que aumentar a carga de exercício em 20% e o terceiro grupo juntou o melhor das duas técnicas: comer menos 10% e treinar mais 10%.

A combinação de dieta e exercício é a mais indicada, por estimular um estilo de vida saudável, mas a verdade é que as três técnicas se mostraram igualmente eficazes, reduzindo os riscos cardiovasculares entre 36% e 46%, destaca a publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório