Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

É tudo psicológico. Se pensar nos efeitos secundários, vai senti-los

Não é apenas o efeito placebo que pode interferir com a eficácia de um tratamento. A nossa mente tem também algo a dizer.

É tudo psicológico. Se pensar nos efeitos secundários, vai senti-los
Notícias ao Minuto

20:21 - 29/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Uma mente sã e forte é meio caminho andado para um tratamento com sucesso. E há mais uma prova disso: um recente estudo da Universidade de Hamburgo (Alemanha) revela que os efeitos secundários podem, de facto, aparecer se a pessoa pensar neles.

Publicado na Annals of Oncology, o estudo centrou-se em 111 mulheres e mostrou que aquelas que temiam sofrer mais com as consequências da toma de tamoxifeno (fármaco para o tratamento de cancro da mama) tinham o dobro dos efeitos secundários do que aquelas que não pensavam no lado negativo do tratamento.

Do total de participantes, nove pacientes revelaram que não esperavam o aparecimento de efeitos secundários, enquanto 70 esperavam efeitos secundários leves e 32 temiam o pior do tratamento, lê-se no El Mundo. Passados três meses a tomar o fármaco, 19 das mulheres desistiram e revelaram sentir mais efeitos secundários do que o esperado, enquanto aquelas que tinham uma mentalidade mais positiva conseguiram manter-se na experiência por dois anos.

Yvonne Nestoriuc, líder da investigação, revela que o estudo vem provar que “as nossas expectativas constituem um fator clinicamente relevante que influencia no resultado a longo prazo da terapia hormonal”.

Na prática, como explica o El Mundo no seu site, as mulheres que temem o aparecimento dos efeitos secundários acabam por desenvolver os sintomas a eles associados, o que pode colocar a eficácia do tratamento e da cura em causa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório