Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

É saudável ou não? Conheça alguns dos principais rumores

Nem tudo o que se lê online é verdade, a não ser que seja fundamentado por especialistas. E são eles que ajudam a desvendar alguns dos rumores mais comuns.

É saudável ou não? Conheça alguns dos principais rumores
Notícias ao Minuto

19:40 - 29/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Teoria

Isto é saudável, aquilo não’. ‘Come isto, faz bem’. ‘Afasta aquilo, jamais comas isso’. Quem já foi alvo de avaliações por parte de mil e uma pessoas acerca daquilo que está a comer? Possivelmente todos nós.

A quantidade de informação que existe online e a imensidade de partilha de conteúdos que diariamente acontece faz com que algumas pessoas se sintam confusas e que entendam a alimentação e o bem-estar de uma forma errada, muitas vezes por generalizarem grande parte das teorias que ouvem ou leem.

Mesmo quando uma informação é defendida com a argumentação de um estudo científico ou de um especialista, é sempre importante (para não dizer fundamental) ter em conta que cada caso é um caso e que as pessoas não devem tomar como certas as teorias e ideias apresentadas, uma vez que cada uma tem o seu próprio organismo – o que por si só dita o impacto de um alimento, dieta ou exercício na saúde e bem-estar.

Contudo e especialmente no que toca à saúde, continuam a fazer-se ouvir alguns rumores que não fazem qualquer sentido e que podem mesmo comprometer a qualidade de vida de uma pessoa, seja por excesso ou por defeito. Um deles, como revela a revista Health, é acreditar que as grávidas não podem comer peixe.

Esta é uma ideia há muito defendida e que até pode ser verdade… mas não para todas as mulheres, uma vez que os alimentos a evitar na gravidez dependem de mulher para mulher e de cada gestação, não sendo, por isso, aconselhado generalizar e tomar como certo algo que se ouviu. Consultar um médico e perceber quais os alimentos a evitar durante cada fase da gravidez é a forma mais adequada de agir.

Acreditar que os sutiãs causam cancro é também um erro, até porque não existe qualquer evidência científica que prove tal teoria.

Também já desvendado aqui, é também comum acreditar que estalar os dedos desencadeia artrite. Para além deste hábito não fazer mal aos ossos, articulações ou tendões, pode mesmo ser benéfico para os dedos e um ótimo ato anti-stress.

Um outro rumor comum, mas nunca fundamentado cientificamente, é a tendência para acreditar que consumir soja leva à infertilidade. Além dos estudos até agora feitos terem sido realizados junto de animais, outras investigações com pessoas revelam que as mulheres que consomem soja têm menos probabilidade de enfrentar problemas de fertilidade. O consumo de soja foi ainda associado a uma redução dos sintomas de menopausa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório